TJRO lança manual de acessibilidade digital
Etapas da consultoria foram desenvolvidas ao longo de todo o ano
Hoje, 5 de dezembro, é o Dia Nacional da Acessibilidade. Nesta data, o Tribunal de Justiça de Rondônia publica o “Manual de Boas Práticas de Comunicação e Acessibilidade Digital”.
O material é resultado de um trabalho intenso que buscou contribuir para que as plataformas digitais e os canais de comunicação do TJRO ampliem o acesso, promovam melhorias, atendam à legislação e sigam as diretrizes de comunicação e acessibilidade digital.
A jornada começou em dezembro de 2024, com a contratação da empresa Maria Inclusiva. Ao longo de 2025, ela realizou diagnósticos das redes e dos canais, formou equipes que atuam na comunicação e na tecnologia, apoiou o desenvolvimento de melhorias no site, criou o manual de boas práticas e acompanhou a implementação dessas ações.
A consultoria envolveu uma série de especialistas. Elza Maria Albuquerque e Junior Nascimento foram responsáveis pela coordenação das equipes em todas as etapas. A equipe técnica é formada por pessoas profissionais diversas, com e sem deficiência, especializadas em comunicação e acessibilidade digital nas áreas de conteúdo, design e desenvolvimento.
Profissionais reconhecidos na área contribuíram para esse trabalho: Claudia Nascimento, especialista em acessibilidade digital e webdesign; Yannick Messias, cientista da computação e especialista em acessibilidade digital; Alexandre Ohkawa, especialista em acessibilidade para pessoas surdas; e Gustavo Torniero, jornalista com foco em audiodescrição. Todas essas pessoas têm forte atuação em acessibilidade digital. Elas foram fundamentais para o processo, que também contou com o apoio de outras especialistas das áreas técnica e de comunicação.
Ficaram à frente do processo, pelo TJRO, principalmente as equipes da Coordenadoria de Comunicação (CCOM), da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) e da Comissão Permanente Gestora do Sítio Eletrônico (CPGSE). Além dessas áreas, houve a participação do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental (NAGES) no planejamento e na contratação.
As equipes receberam capacitação e orientações específicas, sobretudo sobre as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG 2.2), com foco nas boas práticas de criação de conteúdo acessível e no desenvolvimento de interfaces e recursos digitais. Essas iniciativas geraram ajustes nas plataformas do Tribunal e resultaram na produção de materiais que ampliam o acesso às informações, com destaque para pessoas com deficiência.
Sobre o Manual de Boas Práticas
O Manual de Boas Práticas de Comunicação e Acessibilidade Digital é um guia que reúne orientações para apoiar o trabalho das equipes do Tribunal na adoção de boas práticas de acessibilidade. Ele serve como referência para a produção de conteúdos, a melhoria de serviços e o desenvolvimento de interfaces digitais, alinhando as ações das equipes de design, desenvolvimento e comunicação, além de outras áreas envolvidas na criação de materiais digitais.
O projeto seguiu uma abordagem colaborativa entre a consultoria e as equipes do TJRO. Após várias etapas de produção e edição de texto, ajustes, avaliações e validações contínuas, o Manual foi concluído com o compromisso de intensificar a inclusão digital dentro do sistema jurídico de Rondônia, reforçando a importância de assegurar um serviço público acessível para mais pessoas.
Como documento orientador, ele fortalece a importância de usar normas e diretrizes como apoio, sem se limitar a elas. Trata-se de um documento vivo, que poderá ser aperfeiçoado continuamente no dia a dia das equipes, em consonância com o Plano de Comunicação do TJRO.
Rondônia alcança Nota A no Índice Previdenciário 2025
O ISP avalia um conjunto de indicadores que refletem a qualidade da gestão, incluindo a situação financeira do regime, a sustentabilidade atuarial
Policiais Penais treinam armamento e tiro em Porto Velho
O curso de Armamento e Tiro com Carabina CTT.40, foi destinado à qualificação dos servidores que atuam diretamente com equipamentos bélicos
Coleta externa reforça crescimento das doações de sangue em RO
Ação realizada no Ministério Público do Estado de Rondônia, nessa quarta-feira (3) resultou em 35 bolsas coletadas e integrando a estratégia que vem elevando os índices de doação no Estado




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook