TJRO tem as contas de 2017 aprovadas pelo Tribunal de Contas

O desembargador Sansão Saldanha ressaltou que o resultado da aprovação da prestação de contas decorre da dedicação de todos que participaram da administração no exercício de seu biênio.

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 14 de dezembro de 2018 às 04:50
TJRO tem as contas de 2017 aprovadas pelo Tribunal de Contas

O desembargador Sansão Saldanha conversa com o então governador Confúcio Moura durante sua posse na presidência do TJ/RO, em 11/12/2015 (Foto: Decom)

O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), à unanimidade, teve aprovada a prestação de contas do ordenamento de despesa, referente ao exercício de 2017, na sessão do dia 6 de dezembro realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE).

Os conselheiros do órgão fiscalizador, por meio do voto do relator Benedito Antônio Alves, aprovaram a regularidade das contas do ano passado do TJRO, dando quitação plena na forma regimental, ao ordenador de despesa da instituição, desembargador Sansão Saldanha que presidiu o biênio 2016/2017.

A Secretaria Geral de Controle Externo do TCE, após analisar os documentos que compõem a Prestação de Contas (demonstrativos contábeis, relatórios auxiliares, relatório de gestão e relatório e certificado de auditoria do controle interno), referentes ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2017, não identificou irregularidades, e manifestou-se pelo julgamento regular das contas apresentadas. O Ministério Público de Contas também corroborou com o posicionamento do TCE.

O desembargador Sansão Saldanha ressaltou que o resultado da aprovação da prestação de contas decorre da dedicação de todos que participaram da administração no exercício de seu biênio. “Em especial agradeço a Rosangela Vieira de Souza da Secretaria Especial de Planejamento Orçamento e Gestão Estratégica (Sepog), a Ângela Carmen Szymczak da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) e Rosimeire Moreira Ferreira da Secretaria Especial de Auditoria Interna e Controle (Seaic), que foram responsável em elaborar e acompanhar as atividades de gestão do ordenador de despesa”, comentou.

O desembargador destaca que o trabalho em conjunto de toda equipe é o que leva o TJRO a obter resultados positivos. “Ter aprovada a prestação de contas significa que o Tribunal de Justiça está de acordo com a lei, ou seja, que os gestores são conscientes da responsabilidade e respeitam a legalidade. O importante é prestar o serviço, atender todas as necessidades do cidadão e ao mesmo tempo atuar nos limites da lei”, frisou.

Outro resultado que decorre desse trabalho foi o fato de o TJRO ter alcançado o primeiro lugar no ranking de certificações de Portal de Transparência, com índice de 99,13%, recebendo o Certificado de Qualidade em Transparência Pública.

Prestação de Contas

O objeto da prestação de contas de gestão é demonstrar o cumprimento das normas referente às gestões de pessoal, operacional, contábil, orçamentária, financeira e patrimonial, o controle dos bens públicos e a obediência às normas de transparência.

Para ler o voto do relator na íntegra, clique aqui.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook