Tribunal de Justiça definirá sexta, 9, tese jurídica do Tema IRDR 4

Os questionamentos são com relação a carreira de agentes penitenciários

Assessoria
Publicada em 08 de outubro de 2020 às 12:50
Tribunal de Justiça definirá sexta, 9, tese jurídica do Tema IRDR 4

Na próxima sessão das Câmaras Especiais Reunidas do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, de nº 174, prevista para ocorrer sexta-ferira, 9, haverá o julgamento do Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas nº 0803322-79.2018.8.22.0000, de relatoria do desembargador Miguel Monico Neto.

O julgamento do Incidente, que inicialmente pautado para a sessão nº 173, de 11 de setembro, das Câmaras Especiais Reunidas, acabou sendo adiado para a próxima sessão subsequente, que acontece nesta semana.

Pela ordem de temas admitidos no TJRO, esse é o 4º IRDR que terá seu mérito julgado pela Corte. Os desembargadores que compõem a Câmara analisarão se os servidores públicos da administração direta, das autarquias e das fundações públicas do Estado de Rondônia (agentes penitenciários) fazem jus aos adicionais de insalubridade, periculosidade e penosidade. Caso sim, analisarão ainda se há possibilidade de percepção de forma cumulativa e  retroativa.

De acordo com o Núcleo de Gerenciamento de Precedentes – Nugep do TJRO, o tema é de grande relevância, tendo o relator, inclusive, determinado a suspensão, no âmbito estadual, dos processos que versem sobre a questão, existindo atualmente 43 processos sobrestados em 2º Grau de Jurisdição aguardando a definição da tese, que servirá tanto para os processos pendentes quanto para os futuros com o mesmo assunto.

O IRDR, inaugurado pelo Código de Processo Civil de 2015, é espécie de precedente qualificado, sendo uma importante ferramenta judicial de uniformização de julgados dos tribunais de Justiça dos estados, já que a tese firmada por meio do seu procedimento detém caráter vinculante, contribuindo para a celeridade da Justiça e garantindo maior segurança jurídica ao jurisdicionado. 

Clique aqui para ter acesso aos Incidentes de Resolução de Demandas Repetitivas admitidos pelo TJRO. 

Clique aqui para ter acesso ao site do Nugep.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook