TRT14 inicia agenda da Exposição itinerante 'Um Mundo sem trabalho infantil' no MPT em Porto Velho

A proposta da campanha é sensibilizar e conscientizar a sociedade quanto à necessidade de cumprimento dos direitos relativos à Infância e adolescência no mundo do trabalho, para garantir um futuro digno e equilibrado

Secom/TRT14
Publicada em 03 de dezembro de 2019 às 10:17
TRT14 inicia agenda da Exposição itinerante 'Um Mundo sem trabalho infantil' no MPT em Porto Velho

No Brasil e no mundo, ainda existem formas de exploração de trabalho infantil. Crianças e adolescentes até 17 anos vivem essa realidade em campos, ruas e ambientes domésticos. Com o objetivo de expor essa realidade e conscientizar a população da importância da união para combater essa prática, a Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre realizará a exposição "Um Mundo sem Trabalho Infantil" durante todo o mês de janeiro em Rondônia e Acre em vários órgãos públicos e privados.

A exposição, composta por 18 painéis e 9 totens, é uma iniciativa da Comissão Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região e inicia nesta terça-feira (3/12) na sede do Ministério Público do Trabalho - MPT RO/AC, na avenida Presidente Dutra, 4055, bairro Olaria. 

A proposta da campanha é sensibilizar e conscientizar a sociedade quanto à necessidade de cumprimento dos direitos relativos à Infância e adolescência no mundo do trabalho, para garantir um futuro digno e equilibrado.

Justiça do Trabalho contra o trabalho infantil.

Em 11 de novembro de 2013, por meio do Ato nº 419/CSJT, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho instituiu o Programa de Combate ao Trabalho Infantil no âmbito da Justiça do Trabalho. Seu objetivo, em resumo, é desenvolver, em caráter permanente, ações voltadas para a conscientização sobre o tema, erradicação do trabalho precoce, bem como para a adequada profissionalização do adolescente.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) define trabalho infantil como "tudo aquilo que priva crianças de sua infância, seu potencial e sua dignidade, e que é prejudicial ao seu desenvolvimento físico e mental". A Constituição da República do Brasil veda o trabalho antes dos 16 anos, excetuando a condição de aprendiz, a partir de 14 anos.

Integram a Comissão Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT14, a Desembargadora do Trabalho Maria Cesarineide de Souza Lima, na qualidade de Coordenadora, e, como Gestoras Regionais, a Juíza Soneane Raquel Dias Loura, titular da Vara do Trabalho de Guajará-Mirim (RO), e a Juíza Christiana D'Arc Damasceno Oliveira Andrade Sandim, Titular da Vara do Trabalho de Plácido de Castro (AC).

A exposição teve a primeira edição em novembro de 2016   e passou pelos municípios de Porto Velho, Ji-Paraná/RO e Rio Branco/AC, e agora volta à capital rondoniense totalmente atualizada. 

Agenda Exposição - Porto Velho

Dias: 03/ à 13/12 das 9h às 14h – Ministério Público do Trabalho - MPT da 14ª Região, na Avenida Presidente Dutra, 4055 - Bairro Olaria;

Dias: 16/12 à 07/01/20 das 10h às 22h – Porto Velho Shopping, em frente à Papelaria Kalunga, no 1º andar.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook