TST abre inscrições para projetos de pesquisa sobre a Justiça do Trabalho
Programa Horizontes da Pesquisa Judiciária Trabalhista vai custear até três projetos de pesquisa executados por instituições de acadêmicas e de pesquisa.
O Tribunal Superior do Trabalho lançou o edital da 1ª edição da série "Horizontes da Pesquisa Judiciária Trabalhista". A iniciativa selecionará propostas de instituições acadêmicas e centros de pesquisa para financiar estudos empíricos sobre temas estratégicos da Justiça do Trabalho. As inscrições já estão abertas. As propostas devem ser enviadas até 29 de junho de 2025, por meio de formulário eletrônico disponível no edital.
A ação, coordenada pelo Centro de Pesquisas Judiciárias, Estatística e Ciência de Dados do TST (CPJED), busca fortalecer a produção de conhecimento sobre a Justiça Trabalhista, em parceria com a academia, para embasar políticas judiciárias e aprimorar a gestão pública.
Chamada para universidades e centros de pesquisa
Podem participar instituições de ensino superior (públicas ou privadas sem fins lucrativos), fundações de apoio à pesquisa e organizações voltadas à produção e gestão do conhecimento, desde que comprovem experiência em atividades acadêmicas ou científicas. Serão financiados três projetos, com foco em um dos seguintes temas:
- Execuções Trabalhistas: obstáculos à efetividade;
- Litigância Abusiva: mapeamento e diretrizes para boas práticas;
- Precedentes Vinculantes: impactos na segurança jurídica e eficiência.
Abordagem metodológica e abrangência
As pesquisas devem incluir análises em pelo menos cinco Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), representando as cinco regiões do país e diferentes portes (pequeno, médio e grande). Serão priorizadas propostas com metodologias mistas (quantitativas e qualitativas), podendo incluir desde técnicas tradicionais (entrevistas, questionários, análise documental) até recursos avançados como machine learning e processamento de linguagem natural (PLN) para análise de grandes volumes de dados.
Como participar
As propostas devem ser submetidas pelo formulário online, seguindo o modelo do Anexo IV do edital. O prazo final para apresentação das propostas é 29 de junho.
Imposto de Renda - errou na declaração? Saiba como corrigir dentro do prazo legal
Felizmente, o contribuinte tem uma segunda chance: é possível corrigir a declaração já transmitida por meio da declaração retificadora
UNIR conquista maioria dos prêmios em desafio da RRS
Startups e acadêmicos da Universidade se destacaram com soluções para as cadeias produtivas de Rondônia
Redução no preço da gasolina não chega ao consumidor em Rondônia, denuncia Samuel Costa
O advogado e professor Samuel Costa, denunciou publicamente a falta de repasse das reduções nos preços dos combustíveis aos consumidores rondonienses, mesmo após o anúncio de queda nas refinarias da Petrobras




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook