Um patrono para o Parque Natural 

Soou estranho, e continua soando muito estranho ainda, que a prefeitura tenha recolocado em funcionamento o Parque Natural de Porto Velho denominando-o  “Senador Olavo Pires”.

Lúcio Albuquerque, repórter
Publicada em 07 de junho de 2017 às 15:57
Um patrono para o Parque Natural 

Soou estranho, e continua soando muito estranho ainda, que a prefeitura tenha recolocado em funcionamento o Parque Natural de Porto Velho denominando-o  “Senador Olavo Pires”, o que vem gerando uma polêmica grande nas chamadas “redes sociais” haja vista que para muitos aquela área da cidade seja conhecida com outro patrono, o ambientalista Raimundo Paraguassu, que garantiu a manutenção daquela área livre de invasões e doou os 2 mil hectares de terras para a prefeitura, para implantar o Parque.

Então, observando o que diz a legislação pertinente, a prefeitura não está errada, porque, seguindo a informação do Departamento Legislativo da Câmara Municipal, apenas cumpriu na divulgação da inauguração de sábado passado o que determina a Lei aprovada em 1990, no final do ano, dando como patrono o senador falecido dois meses antes, certamente um projeto gerado no clamor do assassinato de Olavo.

Se formos por partes, a homenagem legislativa denominando patrono Olavo Pires àquela área, e analisarmos dentro da perspectiva de valor, não há dúvidas de que em termos ambientais o então senador nada fez que merecesse a homenagem, um título que pode ser modificado, bastando para tal que a emoção seja colocada de lado e a razão tome conta do espaço necessário para conseguir a alteração.

Olavo Pires já é titular de homenagens em diversos logradouros públicos de Porto Velho – e do Estado, é só conferir. Na Capital Olavo é patrono de uma escola estadual e outra municipal, o que, convenhamos, já foi muito além do que se poderia imaginar, inclusive uma rua no distrito de Jacy Paraná, com diversas vias urbanas das quais ele é patrono em vários municípios.

Colocando na balança o que fizeram os dois, do ponto de vista da preservação ambiental, o ambientalista Raimundo Paraguassu, e o senador Olavo Pires, na questão de defesa do meio ambiente, não há qualquer dúvida que Paraguassu merece muito mais a homenagem e há como dar razão à razão.

E nesse campo, com certeza, há como fazer a modificação, bastando para tal que o próprio prefeito Hildon Chaves encaminhe à Câmara Municipal um projeto de lei nesse sentido ou, então, um ou mais vereadores, apresentar uma proposta ao alcaide, justificando e solicitando sua anuência. No mais, perante o que já consta na Lei de 1990, a prefeitura terá de manter o patrono como está, até que outra lei altere a decisão anterior.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    Flávio_PVH ! 07/06/2017

    Onde fica esse Parque Galera ? Por mim desde que funcione e o que importa, sendo nome de um ou de outrem... Somos carentes de heróis mesmo... pouco importa...

  • 2
    image
    Yalle Dantas 07/06/2017

    NOTA PÚBLICA Não procede a informação que tem ocupado espaço nas redes sociais, pela qual especula-se que teria partido do prefeito dr Hildon Chaves a iniciativa de homenagear o falecido senador Olavo Pires, dando seu nome ao Parque Natural de Porto Velho. Na verdade, a denominação foi uma homenagem da Câmara dos Vereadores, dois meses após seu assassinato, ocorrido em 16 de outubro de 1990. A lei que denominou o Parque Ecológico Senador Olavo Pires foi aprovada em dezembro de 1990 e sancionada pelo prefeito da época, Francisco Chiquilito Erse, no dia 13 de dezembro, sob o número 929,portanto há 26 anos. Se houver uma mobilização da sociedade pela mudança do nome, dr Hildon não vê problema algum em ouvir sugestões e promover uma eventual mudança.

  • 3
    image
    Pedro Manso 07/06/2017

    O parque já funcionava antes do P. H., nada ele fez por mercer tanta atenção por parte da midia, sim o prque é um lugar bem agradável, mais precisa melhorar mais, infelismente é só aquilo que a prefeitura oferece, a unica novidae é a trilha suspensa para cadeirante, agora o perigo é que a madeira não é selecionada e logo ira apodrecer e por em risco pessoas que por ali passam, e é o unico local que Porto Velho tem para oferecer a visitantes e moradores, praças não existem mais, a EFMM é bem provável de deixe de existir, e assim muitos gestores vão passando e só prometem, prometem,prometem e a cidade cai no esquecimento......

  • 4
    image
    joão bosco 07/06/2017

    perca de tempo com tanta corrupção em rondonia

  • 5
    image
    joao paulo 07/06/2017

    Por um lado coca também é vegetação e tem afinidade com meio ambiente

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook