União de esforços busca acolher estrangeiros em situação de risco

Os atendimentos estão sendo realizados na igreja São Sebastião, no bairro Jardim dos Migrantes, no horário das 15:00 horas às 21:00 horas

Decom Ji-Paraná
Publicada em 14 de janeiro de 2020 às 12:17
União de esforços busca acolher estrangeiros em situação de risco

Diversas famílias estrangeiras, imigrantes e refugiadas, estão sendo atendidas e recebendo apoio em Ji-Paraná, através da criação de um comitê, formado por diversas entidades públicas, religiosas, assistenciais e filantrópicas. A ação de acolhimento teve início na última segunda-feira (13) e segue até o próximo dia 21 de janeiro.

Os atendimentos estão sendo realizados na igreja São Sebastião, no bairro Jardim dos Migrantes, no horário das 15:00 horas às 21:00 horas, e tem como objetivo garantir assistência emergencial e acolhimento as pessoas em situação de vulnerabilidade e que estão na cidade em decorrência do fluxo imigratório.

No local, as famílias estão tendo acesso a roupas, gêneros alimentícios, material escolar, utensílios domésticos, itens de necessidades básicas, inscrição no cadastro único do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), triagem para orientações e direcionamento para terem acesso a políticas públicas, como acesso aos serviços de saúde, assistência social e educação.

Segundo a assistente social, Lidiane Tanazildo, uma das dificuldades é quanto a falta de intérpretes. “Ontem tivemos quatro voluntários para fazer a tradução, porém não foi suficiente. Estamos precisando de voluntários”, destacou.

Lidiane disse ainda que muitas das pessoas atendidas estão a procura de empregos ou de capacitação profissional e até de aulas de português para aprenderem a se comunicar melhor.

O comitê foi organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, uma vez que nos últimos meses, a cidade de Ji-Paraná passou a receber uma grande quantidade de venezuelanos. Fazem parte do Comitê a Diocese de Ji-Paraná, Pastoral dos Migrantes, Associação Pronto Socorro de deus, Igreja Missionária Unidas JM, Sebrae, Ifro, Poder Legislativo, Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Saúde.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook