União feminina das assembleias de Deus em Porto Velho realiza Outubro Rosa

A Igreja Evangélicas Assembleia de Deus situada na rua Pastor Messias Barbosa, 5400, bairro Lagoa, realizou neste sábado 15 de outubro de 2022 o “Outubro Rosa”

Jêile Schwambach Fotos: Timá
Publicada em 17 de outubro de 2022 às 09:41
União feminina das assembleias de Deus em Porto Velho realiza Outubro Rosa

Mulheres jovens e idosas compareceram ao evento, em sua maioria vestidas de roupas cor de rosa, todas em um só propósito, cuidar do corpo, mas também da mente e da alma. Para isso foram convidadas palestrantes profissionais da área de saúde e médicos, enfermeiros e psicólogos para o atendimento local.

“Estamos em um evento onde se faz referência ao Outubro Rosa, referente ao Câncer de Mama. Estamos com equipes de vários irmãos ajudando: profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, laboratórios e psicólogos. O intuito desse trabalho é tratar não somente o físico, mas o emocional e, para isso, estamos contando com toda essa rede de apoio profissional e também das nossas palestrantes. O nosso objetivo aqui não é outro senão prevenção; explicar os sinais e sintomas do câncer de mama, como ele se inicia, porque às vezes pensamos que é só um nódulo, mas existem vários sinais e sintomas. Fizemos cartazes e banners para explicar isso para a população feminina da nossa igreja.  Temos uma sala de triagem e também uma mesa onde está sendo realizado a aferição de pressão arterial e glicemia capilar. Também está sendo feito o exame do colo de útero (famoso Papanicolau), e a solicitação de mamografia nos casos que apresentarem alteração. Já atendemos nesse momento até pessoas com problemas psiquiátricos e fizemos encaminhamento à psiquiatria”, pontua a médica clínica geral, Talita Araújo.

A palestrante, psicóloga Katiuscia Carvalho Santana, em entrevista diz: “Meu tema fala da “Saúde emocional da mulher”. Por mais que somos cristãs, servas de Deus, podemos estar padecendo de algumas questões da nossa saúde emocional ou mental. Falei na palestra da importância de se conhecer, estar atenta aos sinais de que se algo não está bem na nossa vida, precisamos buscar ajuda espiritual, mas também de profissionais, e a importância de se valorizar a nossa saúde mental, que não é separada da saúde física. Se não estamos bem emocionalmente, isso reflete em todas as outras áreas da nossa vida. Gostei muito do evento, muito grande, muitas mulheres, elas sempre atentas, prestando atenção, e é muito importante o retorno que a gente sente delas”.

“Com minha atividade profissional eu estimulo a mulher a cuidar do seu corpo, a cuidar da sua saúde, a prestar atenção naquilo que Deus deu para ela, que são os seus dons e talentos. Os dons e talentos podem serem usados na casa de Deus quando ela tem a prevenção de sua saúde em dia. Vim estimulá-las a fazerem exames preventivos de saúde, a aprender a fazer o auto exame da mama, reconhecer o seu corpo, os sinais e sintomas que deveriam estar dizendo que tem alguma coisa alterada e buscar atendimento muito precocemente. Quando a mulher faz a prevenção isso responde por sinais que elas se amam, mostra que ela tem valorização para o que Deus deu para elas, para sua família e para o serviço ao Mestre. Esse é o serviço que prestamos a Deus enquanto profissionais, servas do Senhor”. A Enfermeira aconselha: Não deixe de fazer seus exames de rotina e todos os meses o auto exame das mamas; debaixo de um cuidado você pode observar seu corpo, palpando seus seios como nós orientamos e também uma vez por ano, ir ao médico fazer o preventivo onde serão avaliadas se há alterações nas células e receber orientação para os cuidados necessários. O descuido pode deixar fragilizada sua saúde você poderá perder benções de Deus, dificuldade em servi-lo e não poderá cooperar na obra, fazer o serviço de Deus. Então o convite é fazer prevenção e examinar o corpo constantemente, ressalta a palestrante, Enfermeira Sônia Carvalho de Santana.

Segundo a palestrante psicóloga e gerente do Banco do Brasil em Presidente Médici, Ester Fagundes, “para alcançar a saúde espiritual vai depender do estilo de vida que você adota, teu estilo de vida vai refletir na tua saúde espiritual e física”. A psicóloga agradeceu: “Estar aqui é algo grandioso e de grande responsabilidade. Agradeço a Deus, à Coordenadora irmã Ivonete, ao pastor Nelson e às irmãs da UFADVEL pela confiança que nos concede de estarmos hoje neste evento”.

“Nosso tema:   Amada, desejo que te vá bem. 3 João 1:2, tratou sobre a saúde física, mental e espiritual da mulher. Tem sido uma benção; vimos que muitas mulheres ficaram atentas a tudo que foi colocado e não se dispersaram.  Só perdeu quem não veio”, finaliza a Coordenadora da UFADVEL, Ivonete Luchtenberg.

O evento foi concluído com sucesso e foram realizados aproximadamente 339 atendimentos de médicos, enfermagem, psicologia e exame preventivo do colo do útero.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook