UNIR firma convênio com Prefeitura de Porto Velho
A reitora Marcele Pereira destacou a efetiva aproximação da UNIR com outros setores da sociedade, e a intervenção direta entre professores da rede básica de ensino
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) vai formar até 120 novos mestres e doutores ao longo dos próximos cinco anos entre professores da educação básica do município de Porto Velho. Esta iniciativa foi efetivada por meio de um convênio com a prefeitura da Capital, o que aconteceu na manhã de ontem, dia 24, em cerimônia que reuniu a reitora da UNIR, professora Marcele Pereira, e o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, na Reitoria da Universidade, no centro de Porto Velho, além do vice-reitor da UNIR, professor Juliano Cedaro, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Artur Moret, a secretária municipal de Educação de Porto Velho, Glaucia Negreiros, e as coordenadoras dos PPGs em Educação Escolar, professora Marlene Rodrigues, e do PPG em Educação, professora Aparecida Zuin.
A reitora Marcele Pereira destacou a efetiva aproximação da UNIR com outros setores da sociedade, e a intervenção direta entre professores da rede básica de ensino. “Com iniciativas como esta atuamos diretamente na ampliação da formação de profissionais de ensino, o que vai se refletir nas suas atuações nas escolas e na gestão da Educação, e no efeito multiplicador que haverá. É a Universidade dando o retorno à sociedade e atuando diretamente na resolução de problemas reais”, comemorou a reitora da UNIR.
Os convênios firmados entre a UNIR e o município de Porto Velho envolvem o Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Escolar, que oferece mestrado e doutorado, e o Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Educação, que oferece mestrado, ambos já efetivamente já consolidados na UNIR. Como explicou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIR, professor Artur Moret, “a iniciativa amplia a atuação dos programas de mestrado e doutorado na UNIR, o que é um objetivo da pós-graduação: chegar até à sociedade e buscar soluções de problemas que são enfrentados no cotidiano da comunidade”.
O prefeito Hildon Chaves frisou a importância da Universidade e dos convênios para a contínua qualificação de profissionais de Educação. Segundo disse, a aproximação e atuação conjunta entre a UNIR e o município terá impacto positivo nos 45 mil alunos da rede pública municipal de Portal Velho. “Tenho certeza que a relação entre a UNIR e a prefeitura de Porto Velho terá dois momentos: um antes e outro depois da assinatura deste convênio”, avaliou o prefeito.
Um dos convênios firmado entre a UNIR e a prefeitura de Porto Velho prevê a formação de mestres e doutores pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Escolar, enquanto o outro convênio é voltado para a formação de mestres pelo Programa de Pós-Graduação em Educação. Nos dois casos a Fundape, Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão e Desenvolvimento Institucional do Acre, atua como apoio para a efetivação dos convênios.
“A Universidade na aproximação com a sociedade, e com atuação conjunta com diferentes parceiros, é fundamental para alcançar cada setor e, de um modo mais amplo, toda a comunidade. Devemos comemorar estes convênios e seguir rumo à efetivação de outros nestes moldes, tanto para fortalecer a pós-graduação na UNIR, como para dar maiores retornos à comunidade”, destacou a reitora Marcele Pereira.
Pós-Graduação na UNIR – Atualmente a UNIR oferece 22 cursos de mestrado e cinco de doutorado, que estão instalados em Porto Velho, Ji-Paraná e Rolim de Moura. Todas as pós-graduações da UNIR são gratuitas e as seleções acontecem ao longo do ano. Todas as informações sobre a pós-graduação da UNIR estão disponíveis no Portal da UNIR e neste link.
Serviços digitais são implantados pelo Detran Rondônia para facilitar acesso aos usuários
Usuários têm acesso fácil aos serviços do Detran por meio de celular ou computador com internet, otimizando tempo
Processo Seletivo da Sejus vai contratar 51 profissionais da Saúde com remuneração entre R$ 4.541,02 a R$ 13.210,52
Os candidatos selecionados, quando convocados, atuarão nos Estabelecimentos Penais ou Setores na Secretaria de Estado de Justiça de Rondônia em regime de plantão ou diarista, de acordo com o interesse e a necessidade da administração pública, com carga horária especificada no edital



Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook