UVZ alerta para importância da vacinação contra doenças virais em cães e gatos

“As vacinas são essenciais para prevenção de doenças virais que são fatais aos animais, principalmente a parvovirose, que acomete filhotes de até um ano, e a cinomose, que atinge animais de qualquer idade”

Decom Ji-Paraná
Publicada em 17 de maio de 2021 às 15:19
UVZ alerta para importância da vacinação contra doenças virais em cães e gatos

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Ji-Paraná alerta para a importância da vacinação contra doenças virais em cães e gatos. Com a imunização antiviral, os animais estão protegidos de doenças que podem ser fatais, como parvovirose e a cinomose.

“As vacinas são essenciais para prevenção de doenças virais que são fatais aos animais, principalmente a parvovirose, que acomete filhotes de até um ano, e a cinomose, que atinge animais de qualquer idade”, explicou Vanda Aparecida Basso, diretora da UVZ de Ji-Paraná.

A vacinação deve ser feita em três doses, em filhotes a partir de 45 dias de vida, com intervalo de 21 dias entre cada aplicação. Posteriormente, os animais devem receber uma dose anualmente, mantendo a imunização dos pets.

“Após as três primeiras doses, os animais devem receber uma dose de reforço anualmente, pois a vacina também tem validade e, por isso, existe a necessidade de vacinar o animal uma vez ao ano”, frisou a diretora.

A vacina óctupla (V8) auxilia na prevenção da cinomose, hepatite infecciosa canina, parainfluenza, parvovirose, coronavirose e leptospirose (sorovares Canicola e Icterohaemorrhagiae). Já a vacina déctupla (V10) protege contra todas estas doenças e mais algumas cepas de leptospirose (Grippotyphosa e Pomona).

“Além da vacina contra a raiva, é importante que os donos previnam os animais também contra essas outras doenças virais, pois elas são importantíssimas na saúde individual dos animais e também evitam a proliferação dessas doenças”, detalhou Vanda.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Artistas e grupos de 10 estados fecham as duas últimas semanas  do Cena Agora sobre a região Nordeste, com cenas curtas e debate

Artistas e grupos de 10 estados fecham as duas últimas semanas do Cena Agora sobre a região Nordeste, com cenas curtas e debate

Um total de 14 convidados do Acre, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe apresentam olhares sobre o Nordeste, abordando assuntos como lugar de fala e de falta, machismo, memórias ancestrais e linguagem. A temporada reúne, ainda, a atriz pernambucana Ademara Barros e a produtora e apresentadora baiana Val Benvindo, para falarem sobre a (des)construção do imaginário sobre o Nordeste