Vencedores do Concurso de Redação da Ameron tem programação especial em Porto Velho

O certame foi promovido pela Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron) em comemoração ao aniversário dos 35 anos da instituição.

Ameron
Publicada em 09 de novembro de 2018 às 11:55
Vencedores do Concurso de Redação da Ameron tem programação especial em Porto Velho

Os alunos participantes da primeira edição do Concurso de Redação da Ameron foram surpreendidos ao chegar na capital, pois além da solenidade de entrega dos prêmios do concurso, eles tiveram uma programação especial ao longo do dia. O certame foi promovido pela Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron) em comemoração ao aniversário dos 35 anos da instituição.

A primeira atividade desenvolvida com os pais, professores e estudantes vencedores foi conhecer as instalações do Tribunal de Justiça de Rondônia. Em seguida os alunos concederam entrevistas na Rádio Rondônia FM, quando participaram em rede estadual do programa “A Hora do Povo”, com uma hora de duração e comandado pelo radialista Rando Silva.

Entre as participantes do programa radiofônico estava a aluna Stéfany Karine Gima Paz Maravilha, a única estudante de Porto Velho que se classificou entre os três finalistas. Stéfany ficou com o segundo lugar na categoria Ensino Fundamental, dividindo a posição com a candidata Maria Luiza Gonçalves Lima, da Escola Fernanda Souza de Paula de Espigão do Oeste – ambas ficaram com a nota 76,3. “Primeiramente fui me informar sobre o tema, depois disso tive uma base, por último formulei a redação. Eu me sinto muito grata pela oportunidade que a Ameron concedeu, achei muito importante essa iniciativa. Está sendo uma experiência incrível para mim. Agradeço a equipe da escola e em especial a vice-diretora Laise por todo o suporte que me conferiu”, declarou a aluna da Escola Murilo Braga.

A aluna Maria Luiza Gonçalves Lima lembrou da visita do juiz de direito da comarca de Espigão do Oeste, Vanderlei Cardoso, nas escolas da cidade para divulgar e incentivar os estudantes a participarem do concurso. “O assunto foi trabalhado em sala de aula e tivemos a palestra com o juiz Vanderlei. A vereadora Lirvani Storchi foi na escola promover essa palestra e acabei aprendendo muito com as falas do magistrado. Ele falou sobre os benefícios e malefícios do celular e que os juízes tem um comprometimento muito forte em buscar melhorias para a sociedade e a responsabilidade em defender os direitos dos cidadãos para que a coletividade se sinta confortável”, destacou a estudante da Escola Fernanda Souza de Paula.

Segunda colocada na categoria Ensino Médio, a aluna Kariny de Paula da Escola 7 de Setembro, localizada em Espigão do Oeste, também lembrou da palestra do juiz Vanderlei Cardoso ao redigir a redação. “Foi por causa da palestra que me interessei em participar do concurso, depois pesquisei na internet e minha professora de português e redação me incentivou bastante em estudar o assunto. Em primeiro momento achei que não conseguiria fazer a redação até que um amigo meu me convenceu. Quando anunciaram na escola que eu tinha sido escolhida, simplesmente não acreditei. Achei que era uma brincadeira, mas quando descobri que era verdade, pulei e gritei tanto. Foi incrível perceber que um pouco de esforço que fiz lá atrás me trouxe até aqui, onde jamais imaginei poder chegar”, conta emocionada.

Para o presidente da Ameron, desembargador Alexandre Miguel, a meta estabelecida ao

promover o concurso foi atingida. “Essa foi uma ação de responsabilidade social dos magistrados do Estado de Rondônia e com a finalidade de compreender como a sociedade enxerga a magistratura e conhecer o pensamento crítico a respeito da cidadania, dos direitos e do próprio Judiciário”, finaliza o magistrado.

Os candidatos que ficaram em segundo lugar receberam da Ameron um tablet, além de medalhas e certificados. A vereadora Lirvani Storchi também foi homenageada na cerimônia de entrega dos prêmios devido ao engajamento da parlamentar ao visitar todas as escolas de Espigão do Oeste de forma a mobilizar a comunidade escolar em participar do concurso, trabalho realizado voluntariamente.

A primeira edição do Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia. O concurso teve o apoio cultural da Fiero, Sicoob Portocredi, Eucatur, Secretaria Estadual de Educação de Rondônia, Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho.

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook