Viena é uma porcaria

Seja esperto e culto: prefira Porto Velho a Viena

Professor Nazareno*
Publicada em 14 de agosto de 2019 às 08:25
Viena é uma porcaria

Viena, a charmosa capital da Áustria, é há vários anos considerada a melhor cidade do mundo para se viver. O seu alto IDH superou todas as outras cidades do mundo como Zurique na Suíça, Munique na Alemanha, Auckland na Nova Zelândia e Vancouver no Canadá. Com aproximadamente dois milhões de habitantes, do tamanho de Manaus no Amazonas, e com tudo funcionando dentro do planejado, a capital dos austríacos é um verdadeiro jardim a céu aberto. Flores de todos os tipos e variedades enfeitam suas ruas e praças. Com excelente mobilidade urbana, cem por cento de água tratada e de saneamento básico e praticamente violência zero, a vida na cidade se tornou uma rotina de prazer e encantamento. Porém, fazendo-se uma comparação com Porto Velho, percebe-se que em vários itens a suja e fedorenta capital de Roraima é melhor. 

Dificilmente um sujeito nascido em Porto Velho se adaptaria a esta badalada capital europeia. Viena não tem lixo nem sujeira em suas ruas, que se parecem com um shopping center de tão limpas, perfumadas e asseadas. E quase não há lixeiras espalhadas por lá. Desde quando um rondoniense autêntico colocaria o seu próprio lixo em uma sacola trazida de casa? E o emprego dos catadores dos nossos dejetos, como ficaria garantido? Assim como Porto Velho, Viena tem também um grande rio que lhe banha. É o Danúbio. Nas suas limpas e asseadas margens, orquestras de música clássica encantam os turistas com concertos diários. O velho e já estuprado Madeira, com suas águas barrentas e o lixo boiando em seu leito brocha qualquer turista que se aventure a conhecê-lo. Aqui só o triste e decadente passeio de barquinho com funk e música brega.

Mas em Viena não se dança nem se rebola como aqui. Cantar alto lá, gritar, espernear e cair de bêbado nem pensar em fazer, enquanto aqui a autenticidade dos foliões brota à flor da pele. A espontaneidade matuta misturada à catinga de suor e de perfume barato encanta os mais sisudos. Funk e músicas de puteiro de quinta categoria no volume máximo chegam a tremer até as águas pútridas do velho Madeira e funcionam como uma espécie de “dança de acasalamento” entre aqueles frequentadores pobres. Em Viena não se pode fazer nada disso. Até porque ninguém dança música clássica. Beethoven, Bach, Strauss e Mozart com suas bonitas baladas no máximo arrancam aplausos dos educados e atentos ouvintes. Além disso, peixe frito com farinha de mandioca e molho de pimenta jamais seriam servidos como tira-gosto na Áustria.

Até as autoridades austríacas são diferentes das de Porto Velho. Lá ninguém contrata tantos comissionados como aqui. Qualquer vilazinha austríaca tem médico e todo tipo de profissional. E duvido que o prefeito de Viena tenha mentido nas eleições dizendo que iria beijar, acariciar e amar a cidade. Ainda assim, o político daqui é amado e adorado pelos eleitores, ao contrário da Áustria, onde a extrema direita avança. Quem mora em Viena, por exemplo, nunca viveu a emoção de ter sido assaltado por dois sujeitos montados em uma moto. Ônibus e trens são tudo na hora certa. É um saco. Duvido que num bar se peça a saideira se já chegou a hora de fechar o estabelecimento. Mozart é a decadente cultura austríaca com suas inúmeras óperas, teatros e museus. Nem se compara com o Mercado Cultural, o inútil Palácio das Artes, o Banzeiros e os expoentes da nossa cultura de boteco. Seja esperto e culto: prefira Porto Velho a Viena.

*É Professor em Porto Velho.

Comentários

  • 1
    image
    Roberto 16/08/2019

    Esse professor falou que minha redação pra entrar na unir não valia nada. E eu tirei 77 pontos kkkkkkk. Esse entende

  • 2
    image
    Bento Arruda 16/08/2019

    ISSO MESMO PROFESSOR LAZARENTO, COMO DIZ A MARIANA E O CARLSON, CONTINUE JOGANDO PRA BAIXO NOSSA QUERIDA RONDONIA QUE LUTA PARA SOBREVIVER. O PROFESSOR SÓ ESQUECEU DE DIZER QUE VIENA DEVE TER UNS 800 ANOS DE EXISTENCIA, CONTRA NOSSA RONDONIA QUE TEM APROXIMADAMENTE 60 ANOS. BELISSIMA COMPARAÇÃO. CONTINUE SUA CRUZADA SOLITARIA, PORÉM ACHO QUE O SENHOR DEVERIA SER MAIS SOLIDARIO COM O ESTADO QUE TEVE A CORAGEM DE LHE ACOLHER E GRAÇAS A ISSO ATÉ CALUNISTA DE SITE O SENHOR É. JÁ PENSOU SE O SENHOR MORASSE EM VIENA? COM CERTEZA PROFESSOR O SENHOR NÃO SERIA. VOLTA PRA LONDRINA PROFESSOR, LÁ TAMBÉM O SENHOR TERIA DIFICULDADES PARA SER PROFESSOR.

  • 3
    image
    Mariana 15/08/2019

    Cadê os analfabetos funcionais para dizer que a capital de Roraima não é a fedorenta capital? Parabéns Nazareno continue sua cruzada solitária!

  • 4
    image
    Carlson Lima 15/08/2019

    Parabéns Professor Nazareno pela simples comparação entre as cidades, não se preocupe, que daqui a pouco irá aparecer alguns ignorantes politizados a mando de alguns políticos lhe criticar. Excelente texto Professor, obrigado!

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Resenha Política, por Robson Oliveira

Resenha Política, por Robson Oliveira

A questão ambiental é hoje, aqui e alhures, uma das mais cruciais para a humanidade e não pode ser encarada pelos governantes como uma pauta ideológica, seja de esquerda, seja de direita