UNIR firma convênio com Prefeitura de Porto Velho

A reitora Marcele Pereira destacou a efetiva aproximação da UNIR com outros setores da sociedade, e a intervenção direta entre professores da rede básica de ensino

Ascom/UNIR
Publicada em 25 de junho de 2022 às 10:39
 UNIR firma convênio com Prefeitura de Porto Velho

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) vai formar até 120 novos mestres e doutores ao longo dos próximos cinco anos entre professores da educação básica do município de Porto Velho. Esta iniciativa foi efetivada por meio de um convênio com a prefeitura da Capital, o que aconteceu na manhã de ontem, dia 24, em cerimônia que reuniu a reitora da UNIR, professora Marcele Pereira, e o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, na Reitoria da Universidade, no centro de Porto Velho, além do vice-reitor da UNIR, professor Juliano Cedaro, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Artur Moret, a secretária municipal de Educação de Porto Velho, Glaucia Negreiros, e as coordenadoras dos PPGs em Educação Escolar, professora Marlene Rodrigues, e do PPG em Educação, professora Aparecida Zuin.

A reitora Marcele Pereira destacou a efetiva aproximação da UNIR com outros setores da sociedade, e a intervenção direta entre professores da rede básica de ensino. “Com iniciativas como esta atuamos diretamente na ampliação da formação de profissionais de ensino, o que vai se refletir nas suas atuações nas escolas e na gestão da Educação, e no efeito multiplicador que haverá. É a Universidade dando o retorno à sociedade e atuando diretamente na resolução de problemas reais”, comemorou a reitora da UNIR.

Os convênios firmados entre a UNIR e o município de Porto Velho envolvem o Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Escolar, que oferece mestrado e doutorado, e o Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Educação, que oferece mestrado, ambos já efetivamente já consolidados na UNIR. Como explicou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIR, professor Artur Moret, “a iniciativa amplia a atuação dos programas de mestrado e doutorado na UNIR, o que é um objetivo da pós-graduação: chegar até à sociedade e buscar soluções de problemas que são enfrentados no cotidiano da comunidade”.

O prefeito Hildon Chaves frisou a importância da Universidade e dos convênios para a contínua qualificação de profissionais de Educação. Segundo disse, a aproximação e atuação conjunta entre a UNIR e o município terá impacto positivo nos 45 mil alunos da rede pública municipal de Portal Velho. “Tenho certeza que a relação entre a UNIR e a prefeitura de Porto Velho terá dois momentos: um antes e outro depois da assinatura deste convênio”, avaliou o prefeito.

Um dos convênios firmado entre a UNIR e a prefeitura de Porto Velho prevê a formação de mestres e doutores pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Escolar, enquanto o outro convênio é voltado para a formação de mestres pelo Programa de Pós-Graduação em Educação. Nos dois casos a Fundape, Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão e Desenvolvimento Institucional do Acre, atua como apoio para a efetivação dos convênios.

“A Universidade na aproximação com a sociedade, e com atuação conjunta com diferentes parceiros, é fundamental para alcançar cada setor e, de um modo mais amplo, toda a comunidade. Devemos comemorar estes convênios e seguir rumo à efetivação de outros nestes moldes, tanto para fortalecer a pós-graduação na UNIR, como para dar maiores retornos à comunidade”, destacou a reitora Marcele Pereira.

Pós-Graduação na UNIR – Atualmente a UNIR oferece 22 cursos de mestrado e cinco de doutorado, que estão instalados em Porto Velho, Ji-Paraná e Rolim de Moura. Todas as pós-graduações da UNIR são gratuitas e as seleções acontecem ao longo do ano. Todas as informações sobre a pós-graduação da UNIR estão disponíveis no Portal da UNIR e neste link

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook