1º Vara do Trabalho de Ji-Paraná (RO) inaugura espaço no metaverso com palestra sobre trabalho infantil

O evento virtual abriu a Semana alusiva ao tema que contará com uma especial programação até o próximo dia 13

Secom/TRT14
Publicada em 07 de junho de 2022 às 09:23
1º Vara do Trabalho de Ji-Paraná (RO) inaugura espaço no metaverso com palestra sobre trabalho infantil

A Justiça do Trabalho da 14ª Região, que abrange os estados de Rondônia e Acre, realizou nesta segunda-feira (6/6) o seu primeiro evento no metaverso. A experiência aconteceu na 1ª Vara do Trabalho de Ji-Paraná (RO), que estreou o seu espaço no mundo virtual com uma programação especial de eventos, como parte da Semana de Combate ao Trabalho Infantil. 

A unidade judiciária, pioneira na criação do Balcão Virtual no Poder Judiciário, junta-se agora à VT de Colíder (MT), tornando-se a segunda vara trabalhista brasileira a se posicionar neste universo virtual. A imersão é parte de um projeto piloto guiado em parceria com a empresa View3D Studio, que criou a versão digital da unidade sem custos para a JT, tendo destaque e repercussão nacional, coordenada por Bernardo de Azevedo.

Esse primeiro momento na realidade hiper-realista foi coordenado pelo juiz do Trabalho Titular da 1ª VT de Ji-Paraná (RO), Carlos Antonio Chagas Junior, que reuniu o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), consellheiros(as) tutelares, membros do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), além de magistradas, servidores(as), estagiários(as) da Justiça do Trabalho, ocasião em que foi discutido o papel de cada órgão na luta contra o trabalho infantil. Entre as autoridades, participaram a juíza do Trabalho membro da Comissão Regional de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), Fernanda Simões Cavalcante Maenishi, Juíza Substituta Luísa Azevedo Brugnoli Ribeiro, a procuradora do Trabalho Titular do Primeiro Ofício da Procuradoria do Trabalho no Município de Ji-Paraná (RO), Jéssica Alves Resende Freitas, e a secretária Municipal da Semasf, Ana Maria Vizeli.

Após o evento no metaverso, os envolvidos participaram presencialmente na vara de uma roda de conversa, onde as discussões foram aprofundadas. “Foi um encontro muito importante, pois são eles que combatem diretamente o trabalho infantil, e com a participação conjunta, foi possível discutir mecanismos de cooperação entre os órgãos”, explicou o magistrado.

“O uso da ferramenta tecnológica em um ambiente que simula, em realidade virtual todo o ambiente da unidade física e proporciona uma verdadeira imersão, com possibilidade de interação com o ambiente, como a visualização do vídeo institucional do TRT digital e link para assistir às audiências no zoom meeting ao vivo, bem como a interação com outros avatares. A experiência foi incrível e a ferramenta amplia o potencial dos projetos sociais já praticados”, ressaltou Carlos Chagas ao dizer também que o ambiente virtual imersivo será usado para ações voltadas aos programas sociais e que não há previsão para a prática de atos processuais.

A Vara disponibilizou um passo a passo para ingressar com um avatar no ambiente metaverso da unidade, pelo aplicativo AltspaceVR, disponível gratuitamente na loja de aplicativos da Microsoft.

Programação

O espaço metaverso será palco no decorrer desta semana de diversas ações dirigidas pela Justiça do Trabalho em Ji-Paraná, a englobar edições dos programas de responsabilidade social da JT, tais como o JT Vai à Escola e JT Vai à Empresa. Está prevista, nesta terça-feira (7/6), a realização de palestras sobre o tema com estudantes do ensino médio de Porto Velho,, acadêmicos de direito e indígenas da comunidade Suruí. No mesmo dia, haverá ainda entrevistas na imprensa local e a apresentação do espaço metaverso da unidade e debate sobre Direito Digital com a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Ji-Paraná.

Na quarta-feira (8/6), a programação será presencial na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Francisco dos Santos, com a apresentação da orquestra em Ação da Associação de Amigos e a realização de palestra junto aos alunos com a participação do MPT. Por conseguinte, na quinta-feira (9/6), a Semana de Combate ao Trabalho Infantil volta à realidade virtual para a palestra com o Consulado Boliviano.

No dia 10/6, a empresa Laticínio Canaã receberá presencialmente o magistrado e servidores para falar da temática do trabalho infantil e também do trabalho seguro. Por fim, para fechar a programação especial, deslocam-se até a comunidade indígena Suruí para uma edição do Justiça do Trabalho Vai à Escola.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

O DIA NA HISTÓRIA 07 DE JUNHO!

O DIA NA HISTÓRIA 07 DE JUNHO!

1494 – Governos de Portugal e Espanha assinam em Tordesilhas (ESP), o Tratado  de Tordesilhas, que, se mantido, deixava Rondônia e mais de 90% da Amazônia brasileira como parte da América espanhola

Acompanhantes passam a contar com atendimento preferencial

Acompanhantes passam a contar com atendimento preferencial

Anteriormente, o atendimento prioritário em repartições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos, logradouros e sanitários públicos, instituições financeiras e veículos de transporte coletivo já era garantido por lei, mas não incluía acompanhantes