4 dicas para controlar gastos no cartão de crédito pj

Assim como para pessoa física, ao saber utilizar, ele pode ser um excelente aliado, já que te dá um maior poder de compra, possibilidade de acesso a crédito para investimento de alto valor e até segurança no dia a dia

Tudorondonia
Publicada em 21 de dezembro de 2021 às 10:52
4 dicas para controlar gastos no cartão de crédito pj

Toda empresa que se preocupa com a saúde de suas finanças já entendeu que ter um bom planejamento financeiro é essencial. No entanto, muitas ainda sofrem com a dificuldade em controlar os gastos no cartão de crédito pj.

Acontece que muitas vezes o mesmo cartão é usado por pessoas diferentes e em situações diferentes. Aí o motivo da confusão, pois, caso não haja um bom controle de todos os gastos, o descontrole pode prejudicar, e muito, o bem-estar financeiro da companhia como um todo.

Mas calma, isso não significa que o cartão de crédito pj seja um monstro. Assim como para pessoa física, ao saber utilizar, ele pode ser um excelente aliado, já que te dá um maior poder de compra, possibilidade de acesso a crédito para investimento de alto valor e até segurança no dia a dia.

Então, para conseguir tirar apenas os bons proveitos desse método de pagamento, é necessário saber como administrar de forma estratégica os gastos no cartão de crédito pj. Para isso, neste texto, você vai aprender quatro dicas fáceis de aplicar. Vamos lá?

O que é um cartão de crédito pj?

 Uma pergunta simples, mas que ainda pode gerar alguma confusão. Então, vamos de um pouco de teoria para que tudo fique mais claro.

Se você já tem um cartão de crédito pessoal, não tem segredo, pois eles funcionam basicamente da mesma forma. O titular possui um limite pré-estabelecido pela instituição financeira que você escolheu e pode utilizar para fazer compras ou pagar serviços de forma à vista ou parcelada dentro de um ciclo.

Ao final deste ciclo, gera-se uma fatura contendo tudo que foi utilizado para pagar numa data também pré-estabelecida. O atraso no pagamento incide na cobrança de multas e juros.

O cartão pj também tem a opção de ser pré-pago, ou seja, você coloca o dinheiro antes de gastar, e pode ou não estar atrelado a uma conta pj. Isso vai depender do tipo de cartão e da instituição financeira que você está fechando essa parceria.  

Quais as vantagens de ter um?

Normalmente, clientes pj tendem a ter limites de crédito altos, já que as despesas e gastos também são consideravelmente maiores.

Uma das principais vantagens é a possibilidade de fazer compras a prazo ou parceladas. Dessa forma, é possível usar o limite como um crédito e só pagar depois de, normalmente, 30 dias. Isso ajuda a melhorar seu fluxo de caixa.

Outra grande vantagem é que o cartão empresarial normalmente possibilita boas ofertas de acesso a crédito para investimento. São exemplos disso a compra de novos equipamentos e melhorias na estrutura física do prédio.

Quando você tem um bom controle dos gastos no cartão de crédito pj, utiliza a seu favor e faz os pagamentos em dia, as instituições financeiras passam a conhecer melhor o perfil da sua empresa e tem mais confiança na hora de conceder crédito para investimento.

E os cuidados?

Da mesma forma que se você paga as contas em dia fica bem visto, o contrário também pode ocorrer em casos de atraso e inadimplência. Então, a grande sacada é fazer uma boa gestão financeira para evitar problemas com isso.

É daí que vem a extrema necessidade de mapear e controlar bem os gastos, exatamente para não se perder ou esquecer de pagar a fatura e ficar inadimplente. Sem contar que podem ser cobradas taxas de juros bem altas e sua empresa que vai arcar por uma falha na organização.

Como controlar os gastos no cartão de crédito pj

Como ninguém quer ficar inadimplente e pagar taxas de juros desnecessárias, ainda mais colocando a empresa em risco e prejudicando seu funcionamento, é bom estar atento.

E para te ajudar nisso, confira 4 dicas de como controlar os gastos no cartão de crédito pj.

1.Ajuste o limite

Com certeza, o setor financeiro da sua empresa sabe o valor máximo que é possível gastar com o cartão de crédito pj naquele mês. Então, a dica é: ajuste o limite disponível.

E normalmente, os bancos digitais liberam um limite alto, mas o setor financeiro pode estabelecer o quanto desse limite será utilizado. E na maioria dos casos, isso pode ser feito diretamente no app do cartão mesmo.

2.Planejamento financeiro

Para que o setor financeiro consiga identificar o quanto desse limite será ajustado, é preciso ter um bom planejamento financeiro. E mais importante que ter é seguir.

Mapeie os gastos, provisione os custos, gastos e entradas de dinheiro dos próximos meses para conseguir gastar de forma consciente. Entenda o que é investimento, o que é custo e o que é despesa. Assim, caso seja necessário cortar algo, fica ainda mais fácil.

Não esqueça também de deixar um caixa para emergências, como uma máquina que pode precisar de conserto, por exemplo.

3.Defina uma política de uso

Com uma política de uso bem definida e propagada a todos que utilizam o cartão, será possível estabelecer quais são os gastos permitidos, quem pode utilizá-lo e o limite de compras por trabalhador ou centro de custo. E claro, isso deve estar bem alinhado com o planejamento financeiro.

4.Conciliação bancária

Esta é uma prática de gestão que tem por prática comparar todas as movimentações do extrato bancário da empresa com o controle financeiro interno. Serve para garantir que a empresa terá capital disponível para cumprir suas obrigações e para o controle de fraudes.

Como conseguir um cartão de crédito pj

Então, até aqui, você já entendeu todos os benefícios, cuidados que deve ter e até como controlar os gastos no cartão de crédito pj, certo?

E se por acaso você ainda não tem um para sua empresa, ou então está pensando em ir atrás de algum outro que te conceda mais benefícios, vamos te ajudar também.

Primeiro de tudo, para ter um cartão de crédito pj, é preciso ter um CNPJ ativo. A empresa precisa estar em dia com suas obrigações, assim como a declaração de imposto de renda, e conseguir comprovar os proventos que a empresa tira.

Depois, analise bem o perfil da empresa e veja os tipos de cartão pj que tem disponível no mercado. Tente vincular a uma conta pj, pois será possível centralizar tudo em uma empresa só. Assim, você melhora seu relacionamento e aumenta suas chances de conseguir bons créditos para investimento.

Para escolher a conta pj, os cuidados são os mesmos. Avalie qual tem mais a ver com o seu negócio, seus objetivos e todos os benefícios oferecidos. Algumas instituições não te cobram taxa de abertura de conta, taxa de manutenção e nem anuidade do cartão, como a Conta Digital Cora, por exemplo.

E a partir do momento que você analisar e definir qual a melhor opção para você, é só entrar em contato com o atendimento da empresa que você escolheu para ser sua parceira e solicitar seu cartão.

Mas não esqueça: quanto mais organizado e controlado for o caixa da sua empresa, maior as chances de crescimento saudável dela.

Este conteúdo foi produzido pelo time da nossa parceira Cora, uma Conta Digital PJ criada por empreendedores e para empreendedores, projetada para libertar quem empreende de burocracias e taxas abusivas e descomplicar a gestão financeira do pequeno negócio.

A conta Cora oferece um leque de soluções, que vão desde a emissão de boletos e transferências PIX gratuitas e cartão de crédito PJ sem anuidade até uma ferramenta completa de gestão de cobranças.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook