6 dicas para poupar dinheiro sem ter que mudar o estilo de vida

Economizar não precisa ser sinônimo de sofrimento, é possível gastar menos sem mudar o estilo de vida; confira algumas dicas

Da redação/ Foto: Divulgação
Publicada em 10 de agosto de 2021 às 17:26
6 dicas para poupar dinheiro sem ter que mudar o estilo de vida

A educação financeira é um tema sensível para uma parcela significativa da população brasileira. A falta de conhecimento sobre como fazer um plano financeiro e ter o controle adequado do orçamento faz com que muitas pessoas tenham dificuldade de manter a saúde das suas finanças.

Afinal, como lidar com o dinheiro de forma saudável? Será que é possível economizar sem ter que mudar o estilo de vida? Elencamos algumas dicas de como poupar seu dinheiro de forma inteligente.

1. Conheça o seu orçamento

Quem está pensando em dar início a um projeto financeiro precisa ter em mente que o primeiro passo deve ser sempre buscar conhecimento a respeito das finanças pessoais. Isso significa conhecer sua renda e seus gastos e ter total clareza em relação ao destino que você está dando ao seu dinheiro.

Portanto, mantenha um controle completo de seu orçamento e suas movimentações financeiras, classificando-as por categoria. É possível separar as despesas em categorias como: alimentação, moradia, lazer, transporte, entre outros.

Ter um controle adequado dos gastos permite identificar para onde está indo o seu dinheiro e o que precisa ser eventualmente ajustado.

Esse controle deve ser feito não só com os gastos mas também com as fontes de renda. A dica aqui é registrar todos os recursos recebidos, desde a renda principal até eventuais rendas extras (atividades como freelancer, aluguéis, entre outros).

2. Estabeleça metas de economia

Um dos segredos da economia está em estabelecer metas. Você pode ter como meta guardar um determinado valor por mês, realizar uma viagem ou atingir um objetivo específico.

Se pretende poupar e tem uma renda que permita destinar parte do seu dinheiro para um investimento, avalie de que forma isso pode ser feito e quais metas se adequam ao seu perfil e suas possibilidades.

3. Envolva outras pessoas

Quando o assunto são as finanças, uma excelente forma de encontrar apoio é compartilhar o tema com a família e até mesmo com os amigos.

Essa dica se aplica principalmente quando existe um orçamento conjunto e familiar, no qual a colaboração de todos vai fazer toda a diferença na hora de poupar dinheiro.

Dialogue com as pessoas envolvidas no seu orçamento e busque alternativas que permitam alcançar conjuntamente as metas traçadas na etapa anterior.

4. Aplique a regra do 70-20-10

Pode ser que você ainda não esteja totalmente certo em relação à forma como deve colocar em prática sua estratégia de economia.

Existem muitas fórmulas que podem ser adaptadas à sua realidade. Uma delas é a regra do 70-20-10. Trata-se de uma regra simples, na qual as despesas são divididas em 3 categorias:

  • 70 — 70% da renda é destinada para gastos essenciais: aluguel, luz, condomínio, supermercado, entre outros.
  • 20 — 20% da renda será destinada para investimentos.
  • 10 — 10% da renda pode ser destinada para lazer e outros gastos supérfluos.

5. Transforme poupar dinheiro em um hábito

Fazer com que a prática de poupar dinheiro seja um hábito pode ser um dos segredos para transformar o seu orçamento. Independentemente da renda, tenha como princípio o conceito de economia, esteja você ganhando um ou vinte salários mínimos.

Com organização e escolhas inteligentes é possível criar o hábito e, assim, transformar completamente a sua relação com o dinheiro.

6. Esqueça caminhos rápidos e fórmulas prontas

Você quer poupar dinheiro e ver o seu patrimônio crescer? Crie bons hábitos, faça escolhas inteligentes e tenha consciência de que não existem caminhos rápidos ou fórmulas prontas. Em finanças não há mágica: o uso do dinheiro envolve planejamento, organização e tomada de decisões constantemente.

Além de colocar em prática todas as dicas mencionadas, é fundamental entender a importância dos investimentos como mecanismo de aplicação e rendimento das suas economias. Realizar investimentos é uma forma de valorizar o seu dinheiro.

A despeito da renda e dos objetivos, até a sua reserva de emergência pode ficar aplicada em um produto de investimento.

O mercado oferece opções de ativos financeiros para diferentes perfis de investidores. Qualquer pessoa pode começar a investir, mesmo com pouco dinheiro. Para isso, a dica é conhecer muito bem as suas finanças, traçar metas, escolher uma boa corretora de investimentos e fazer escolhas alinhadas com os seus objetivos pessoais e familiares.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook