A nutrologia é a melhor forma de prevenir doenças, diz médico Bruno Guimarães

O médico diz que algumas pessoas sofrem com doenças crônicas durante anos, aliviando os sintomas por meio das pílulas mágicas, mas sem curar a patologia.

Publicada em 05 de September de 2014 às 16:50:00

“Infelizmente, a Medicina ainda é baseada na pílula mágica. O problema é que o medicamento alivia os sintomas, mas não cura a doença”, afirma o médico especialista em Nutrologia, Bruno Guimarães, que condena essa prática. Defensor de hábitos saudáveis, ele oferece tratamento diferenciado e individualizado a sua clientela, dando ênfase ao equilíbrio nutricional baseado no metabolismo de cada paciente.

De acordo com o nutrólo, a falta de investimento em prevenção vem causando sérios problemas de saúde pública, contribuindo para que em um curto espaço de tempo a qualidade de vida perdida por boa parte das pessoas se torne pouco reversíveis por contas das doenças que irão adquirir.

Segundo Bruno Guimarães, o ser humano está vivendo mais, porém está a cada dias mais doente. “Tem um número significativo de pessoas que sofrem com doença crônica durante anos”, afirma.

O especialista cita o médico grego Hipócrates, considerado o “Pai da Medicina”, que viveu a.C, como um dos precursores da nutrologia. Naquela época Hipócrates já defendia a prática de hábitos saudáveis como forma de prevenir doenças “Nos últimos anos, a sociedade começou a perceber que os ensinamentos desse grande sábio estão atualíssimos” . Hipócrates afirmava que “o remédio seja seu alimento, e que o seu alimento seja o seu remédio”

“Não consigo aceitar a teoria de que se a família tem diabetes, os filhos também terão essa doença”, declara Bruno Guimarães, acrescentando que “nós herdamos a herança genética, mas também herdamos dos nossos pais hábitos errôneos na prática de uma nutrição adequada”. “É preciso mudar esse quadro, do contrário teremos gerações e mais gerações de pessoas doentes pelo simples fato de não praticarem uma vida saudável”.

O médico afirma que recebeu em seu consultório um paciente de apenas 23 anos com insulina de jejum de 16, e após um ano de tratamento ele se encontrava com insulina basal de 3. “Consegui mudar o futuro metabólico dele, sem o uso de medicamentos farmacológico. É uma mudança real/concreta, que o ajudará a ter uma melhor qualidade de vida”, enfatiza. Porém, o importante, segundo ele, é que o indivíduo procure o nutrólogo para prevenir as doenças, não deixando para fazer isso depois que já estiver com a patologia.

O que é Nutrologia

A nutrologia estuda os nutrientes no que tange as suas funções e suas alterações fisiológicas no organismo,seja no indivíduo que ainda não apresenta problemas de saúde ou em patologias em seu estado inicial ou avançado. O médico que atua nessa área é chamado de nutrólogo.

Essa especialidade atua no tratamento da obesidade, performance esportiva, envelhecimento saudável, distúrbios metabólicos e absortivos, etc. Tem como principal objetivo a prevenção às doenças por meio da reeducação nutricional para que o indivíduo tenha qualidade de vida na sua juventude, na fase adulta e na velhice.

O tratamento do paciente é desenvolvido de acordo com o seu metabolismo para que os resultados sejam alcançados de forma satisfatória. É feito um “raio x metabólico ” da pessoa para diagnosticar qual nutriente faz mal a sua saúde e os mais indicados no tratamento.

A Nutrologia surgiu há aproximadamente 70 anos no Brasil, proveniente da Argentina. Em virtude das pessoas estarem cada dia mais preocupadas com o seu bem-estar, essa especialidade vem crescendo consideravelmente. Em Rondônia esse ramo da Medicina ainda é recente.