Abordagens policiais durante a Operação Nova Mutum

O policiamento preventivo da operação ocorre com a realização de postos de bloqueios e controle de estradas, visando prover a segurança de todas as pessoas que circulam na região

Polícia Militar de Rondônia
Publicada em 21 de outubro de 2021 às 18:44
Abordagens policiais durante a Operação Nova Mutum

A Polícia Militar de Rondônia (PMRO) vem a público esclarecer sobre matéria publicada no Portal G1 Rondônia na data de ontem, 20 de outubro, com o título: “Vereador denuncia abordagens brutas de policiais que atuam na Operação Nova Mutum, em RO”.

Esclarecemos que a Operação Nova Mutum está ocorrendo presencialmente desde o último sábado, 16, onde a Polícia Militar encaminhou tropas convencionais e especializadas, bem como diversos órgãos públicos em apoio para realizarem o policiamento ostensivo preventivo na região, objetivando dar mais segurança aos profissionais de segurança pública que estão participando da reintegração e manutenção de posse nas fazendas desde o dia 19 de outubro, bem como para os moradores locais, inclusive para os próprios invasores.

O policiamento preventivo da operação ocorre com a realização de postos de bloqueios e controle de estradas, visando prover a segurança de todas as pessoas que circulam na região, primando pelo restabelecimento da ordem pública e preservação do patrimônio, por ser uma área de iminente risco, com históricos de invasões de terras. 

Que a PMRO desconhece qualquer fato de violência física por parte dos integrantes da Operação Nova Mutum contra os invasores da região e moradores locais. Que até o presente momento, todos os contatos com os invasores estão sendo realizados de forma pacífica e sem truculência, respeitando a dignidade da pessoa humana, sem uso da força. 

Ordem pública na região

Um dos objetivos da Operação é prover a segurança dos Oficiais de Justiça no cumprimento das decisões judiciais proferidas em desfavor dos invasores, a fim de reintegrar e manutenir a posse das fazendas invadidas, resgatando assim a ordem pública da região, por intermédio do patrulhamento rural. Todo esse processo demanda, obviamente, paciência daqueles que são moradores legítimos da localidade, vez que as ações policiais decorrem para que, de forma preventiva, seja evitado o cometimento de crimes ambientais, crimes contra as pessoas e ao patrimônio, bem como também a captura de foragidos da justiça, apreensão de armas de fogo, substâncias entorpecentes e outros materiais ilícitos que possam vir a trazer maior risco na execução da operação. Automaticamente a ordem pública na região durante o cumprimento das decisões judiciais tem sido resgatada gradativamente.

Aparato tecnológico

A Operação Policial acontece com altos parâmetros tecnológicos na área de comunicações com o uso de rádios transceptores digitais e câmeras para registros de imagens em tempo real (drones, bodycams), que equipam os policiais militares, bem como as viaturas, sendo também instalado câmeras nos postos de bloqueio e controle de estradas, com o intuito de registrar a legitimidade das ações policiais em abordagens policiais e fiscalizações na região invadida.

A Polícia Militar de Rondônia não pactua com ações arbitrárias que descumpram os preceitos fundamentais da pessoa humana. A Operação Nova Mutum tem sido executada para o cumprimento da lei e garantia da ordem na região. 

Outras informações poderão ser concedidas pela Assessoria de Imprensa da DCOMS por meio do e-mail: [email protected] .

Imagens: ST PM Sérgio

Fonte: Diretoria de Comunicação Social

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Operação Nova Mutum - Incursão nas áreas invadidas

Operação Nova Mutum - Incursão nas áreas invadidas

Oficiais de justiça com parte de sua equipe de segurança, assim como a escolta de logística como ônibus e caminhões “Baú” foram deslocados para a região, visando a retirada dos invasores da área, bem como o transporte de seus pertences