Acir Gurgacz ainda tem chance de disputar a eleição de 2026
A verdade é que o caso de Gurgacz é diferente do de Cassol, que está mesmo fora, totalmente
Especialistas em Direito Eleitoral acham que há sim, uma luz no final do túnel para o empresário e ex-senador Acir Gurgacz possa disputar a eleição do ano que vem, mesmo com os vetos do presidente Lula às mudanças na Lei da Ficha Limpa. Outros acham que não, que ele estaria fora, porque também precisaria de mudanças no projeto aprovado no Senado, para se encaixar nos benefícios. A verdade é que o caso de Gurgacz é diferente do de Cassol, que está mesmo fora, totalmente. Como na situação do ex-senador de Ji-Paraná o delito é diferente, não é de crime contra a administração pública e sim contra o sistema financeiro, há ainda uma esperança real de que ele possa ser beneficiado e apto a concorrer em 2026.
Especialistas em Direito Eleitoral divergem. Um deles, o ex-juiz do TRE e figura das mais respeitadas nas questões que envolvem a legislação eleitoral, Clênio Amorim, haveria sim possibilidade de Acir Gurgacz disputar o pleito. Entre vários advogados consultados, uns votariam pela liberação da candidatura e outros contra ela, por interpretações diferentes da nova lei que já está em vigor porque, ao menos até a noite desta quinta-feira, não havia sinais no Congresso de que o tema poderia entrar como urgência na pauta. E que os vetos de Lula pudessem ser derrubados até a noite do sábado, último prazo para que possa valer para a eleição do ano que vem.
Simpatizantes de Gurgacz também se dividem em relação às chances reais de ele disputar o Senado. Um deles opinou que é possível sim, mas Gurgacz teria que recorrer novamente para futuras decisões judiciais, o que o poderia colocar novamente concorrendo “sangrando” , como já ocorreu na eleição passada. No caso Acir, portanto, nada é definitivo.
Renda extra do trabalhador será fator na avaliação do governo Lula
Isenção do IR até R$ 5 mil, aprovada na Câmara por 493 votos, injeta renda no bolso do trabalhador e fortalece a economia para 2026
Aprovado porte de arma para monitores de ressocialização
Proposta segue em análise na Câmara
Comissão discute prejuízos por atrasos em rodovia Manaus–Porto Velho
O debate atende a requerimento do deputado Sidney Leite (PSD-AM)




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook