Agevisa alerta para intoxicação por agrotóxicos em Rondônia

De acordo com a Agência, somente este ano ocorreram 91 casos e duas mortes foram registradas.

Repórter Nacional - Amazônia
Publicada em 08 de junho de 2018 às 14:05
Agevisa alerta para intoxicação por agrotóxicos em Rondônia

Número de pessoas intoxicadas por agrotóxicos em Rondônia preocupa autoridades estaduais. De acordo com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), somente este ano ocorreram 91 casos em 23 municípios e duas mortes foram registradas no município de Cacoal.

Em lista elaborada pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, o agrotóxico desponta como primeiro na relação de intoxicações nas zonas urbana e rural. Também constam medicamentos, raticidas, alimentos e bebidas, entre outros.

A Agevisa também aponta o aumento dos casos de depressão, câncer e tentativas de suicídio, que estariam relacionados às altas taxas de agrotóxicos no organismo.

Um dos municípios prioritários no estado para a problemática na saúde dos agrotóxicos, Alto Alegre dos Parecis, foi o único município a elaborar o Plano Municipal de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos.

Para alertar a população, o governo vai realizar entre 1º a 3 de agosto deste ano, o Seminário Estadual sobre Impactos dos Agrotóxicos na Saúde Humana.

 Ouça também no Repórter Nacional - Amazônia:

- PF deflagra operação Terra Envenenada no Mato Grosso

- MP do Pará faz recomendações para coibir falsificação de carteira estudantil

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook