As disputas eleitorais de Ribamar Araújo

Concorrendo em eleições desde a década de 90, vitorioso em eleições para vereador e deputado estadual, não alcançou sucesso em eleições para prefeituras municipais

Emilson Pereira Tavares       
Publicada em 28 de julho de 2019 às 19:09
As disputas eleitorais de Ribamar Araújo

Ex-deputado Ribamar Araújo, que perdeu recentemente a eleição para prefeito de Candeias do Jamari

O catoleense Jose Ribamar de Araujo, disputa eleições desde a década de 90, em 1996, pelo PDT, foi eleito vereador no município de Porto Velho, a época obteve 1.196 votos.

Em 2000, pelo PP (sem coligação), reelegeu- se, alcançando 1.741 votos (1,17% dos votos validos)    

Ribamar de Araujo estreou em uma eleição majoritária em 2004, naquele tempo concorreu ao cargo de prefeito da capital Porto Velho.

No pleito o Paraibano que era filiado ao Partido da Reedificação da Ordem Nacional – PRONA disputou sem coligação, o candidato a Vice-Prefeito era o servidor publico Edgar Azevedo.

Além do Dr.Ribamar Araujo, concorreram ao cargo em 2004, Roberto Sobrinho (PT) Mauro Nazif (PSB), Everton Leoni (PSDB), Oscar Andrade (PL), e Antonio Morimoto (PMN).

 Apurados os votos, alcançou 15.295 (8,64% dos votos validos), findando em penúltimo lugar na disputa.

Nas Eleições de 2006 disputou o cargo de Deputado Estadual pelo estado de Rondônia, concorreu naquele ano pelo Partido dos Trabalhador-PT (sem coligação), alcançou 5.014 votos (0,68% dos votos validos) sendo eleito, conquistando a penúltima vaga entre as vinte e quatros disputadas.    

Em Porto Velho município que havia candidatado-se a prefeito dois anos antes, obteve 4.655 votos (2,51% dos votos validos), sendo o sexto mais votado no município para o cargo.

Em 2010 pela coligação Rondônia Melhor para Todos, composta pelos partidos PT/PSB, reelegeu se para o cargo de Deputado Estadual, alcançou naquele ano 7.293 votos (0,98% dos votos validos), sendo 5.257 votos (2,64% dos votos validos) em Porto Velho.

Nas eleições de 2014 ainda pelo PT (sem coligação), disputa novamente uma vaga para a Assembléia Legislativa, obtém 8.686 votos (1,06% dos votos validos), assim sendo eleito Deputado Estadual pela terceira vez.

Recebe a maioria da votação em Porto Velho, onde obtém 5.289 votos (2,36% dos votos validos) e Candeias do Jamari, onde alcança 1.657 votos (13,99 % dos votos validos) sendo o segundo mais votado para o cargo no município.

Em 31 de Julho de 2016, o Partido da Republica- PR referendou em convenção o nome do então deputado estadual Ribamar Araujo para disputar a Prefeitura de Porto Velho, a coligação para Orgulhar Porto Velho, composta pelos partidos PR/PSL, tinha como candidato a Vice-Prefeito o Pastor James Melo.

Concorreram ainda para o cargo de prefeito da capital, Dr Hildon, Leo Moraes, Dr.Mauro, Pimental, Roberto Sobrinho, e Pimenta de Rondônia. 

No Pleito Dr. Ribamar Araujo obteve 12.481 votos (5,86% dos votos validos), finalizando a corrida eleitoral em penúltimo lugar.

Mais uma vez candidato ao cargo de Deputado Estadual em Rondônia pelo PR, Dr. Ribamar Araujo obteve 8.724 votos totalizados (1,07% dos votos válidos), mas não foi eleito nas Eleições 2018.

Nas eleições de 2018 obteve 1.438 votos (11,84% dos votos validos) no município de Candeias do Jamari, sendo o mais votado para o cargo no município.

Em Junho de 2019 a Justiça Eleitoral em Rondônia determinou a realização de nova eleição para os cargos de prefeito e vice-prefeito do Município Candeias do Jamari, a eleição ocorreu no domingo, 7 de julho de 2019, conforme a Resolução do TRE-RO nº 06/2019.

Pela coligação Um Novo Começo, composta pelos partidos PSD/PR/PP, e como candidata a Vice-Prefeita a agricultora Ângela Tavares, Ribamar Araujo apresenta seu nome para Prefeitura do Município de Candeias do Jamari.

Concorreram ainda ao cargo, Lucivaldo Fabrício (PSDC), Valteir Queiroz (PMN) e Paulo Cadilack (PSTU).

Do total de votos apurados, Jose Ribamar de Araujo obteve 2.663(24,21% dos votos validos), não sendo eleito.

Eleito, Lucivaldo Fabrício obteve 4.374 votos (38,44% dos votos Validos), Valteir Queiroz alcançou 3.923 votos (35,67% dos votos validos) e Paulo Cadilack obteve 38 votos (0,35% dos votos validos).

Disputando eleições desde a década de 90, eleito duas vezes  vereador pelo município de Porto Velho, três vezes deputado estadual, Ribamar Araujo não alcançou êxito nas duas empreitadas para prefeituras, segue agora como suplente. 

Comentários

  • 1
    image
    Negro 29/07/2019

    Leila Maria concordo plenamente com você. Quem perdeu a eleição em Candeias do Jamari foi o povão que não sabem votar! Os 2.663 eleitores que votaram no Dr. Ribamar Araújo tentaram eleger um dos poucos políticos de Rondônia com reputação ilibada. Os eleitores cabeças de cebola que elegeram o Lucivaldo Fabrício à prefeito vão continuar padecendo e penando! A situação vai piorar e eles não poderão reclamar. Infelizmente a grande maioria dos eleitores brasileiros gostam de políticos de M.....e corruptos. Essa é a realidade de nossa república tupiniquim!

  • 2
    image
    leila maria 29/07/2019

    Quem conhece como eu o Ribamar Araújo, dirá que quem perdeu foi o povo de Candeias de Jamari, vai entender os eleitores, tendo a possibilidade de ter a seu serviço um dos homens mais honestos que conheci em minha vida, deixou escapar a maior chance de ter como prefeito este homem elegante e gentil que sabe repeitar o povo e o público, Candeias do Janari vai chorar, pode apostar!

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook