As vantagens da pandemia

Esses países vão ter que aprender agora com as lições desse vírus. Mas sem ele, muitas das podres e fedorentas ruas de Porto Velho jamais seriam limpas. E já vi serem lavadas duas vezes

Professor Nazareno*
Publicada em 06 de maio de 2020 às 08:11

Engana-se redondamente quem pensa que a atual pandemia do Coronavírus só está trazendo desgraças, infortúnios, desalentos e mortes para a humanidade. Claro que os prejuízos serão incalculáveis para todos os países atingidos pela desgraça e o número  de mortes é um pesadelo sem fim. Famílias inteiras sendo destroçadas por esta ameaça invisível ficarão marcadas para sempre. Porém, olhando por outro lado, percebe-se que algumas “vantagens”, por incrível que pareça, podem ser creditadas à Covid-19. A começar pelas festas que estão sendo canceladas em todo o mundo. Em Rondônia, é graças à pandemia que o Arraial Flor do Maracujá será adiado ou até mesmo cancelado. Não há coisa melhor para nós que moramos em Porto Velho do que se livrar de uma festa tão ridícula e sem sentido como essa. Vitória para o bom senso e para a coerência.

Livres de um porcaria que não traz absolutamente nada de bom para ninguém, os porto-velhense também se livraram da “ExpoPorto”. No interior do Estado, com toda a certeza, nenhuma comemoração deste naipe brega e de péssimo gosto vai acontecer tão cedo. Esse vírus contagiante gosta de aglomerações, principalmente as matutas, que só trazem vergonhas e decepções. E se ele perdurar até fevereiro do próximo ano, a Banda do Vai Quem Quer também será riscada do nosso calendário devido à ameaça viral. Sem o cabuloso, inútil e infecto desfile de Carnaval, Porto Velho começará a ver o Coronavírus com olhos mais otimistas. Como se vê, a Covid-19 não é só tristeza, mortes e pesadelos: muitas famílias, por exemplo, começaram a se reunir, mesmo que na marra, e já há casos de relacionamentos sexuais entre mulher e marido. Não é uma bênção?

Além do mais, é o Coronavírus que está mostrando às pessoas toda a insensatez, toda a monstruosidade, o deboche, o pouco caso e o escárnio de alguns governantes da extrema-direita com o seu próprio povo. Como o exemplo do senhor Jair Bolsonaro, presidente do Brasil. Com mais de sete mil mortos no país, o “Mito” apenas se preocupa em criar crises políticas desrespeitando dessa forma a ciência e todos os conhecimentos das autoridades sanitárias mundiais. Não há uma só entrevista do dirigente maior deste país em relação a essa pandemia. Uma só palavra de apoio ou de conforto. Outro fato: foi o vírus que obrigou as pessoas a usarem uma ridícula, mas necessária máscara no rosto. Agora, todos têm uma só aparência. Em Porto Velho, onde quase todo mundo é feio, disforme e desengonçado, claro que a adesão foi quase total. Vírus milagroso esse.

A Covid-19 também mostrou ao mundo o engodo e a mentira de muitas Igrejas e também de alguns pastores evangélicos, que dizem curar doenças de seus fiéis. Não curaram o Coronavírus por que nunca curaram nem curam doença alguma. “Deus não detém esse vírus por que não pode ou por que não quer”? Essa foi uma pergunta muito comum de algumas pessoas já incrédulas diante da fatal pandemia. O Coronavírus desnudou também os governos que não investem em seus sistemas públicos de saúde. Os EUA, maior potência econômica mundial, foram a nocaute por não ter um sistema público de saúde. Já o Brasil está pagando um preço muito alto por que nunca levou a sério a Saúde e a Educação. Assim, será o próximo epicentro do terror. Esses países vão ter que aprender agora com as lições desse vírus. Mas sem ele, muitas das podres e fedorentas ruas de Porto Velho jamais seriam limpas. E já vi serem lavadas duas vezes.

 *Foi Professor em Porto Velho.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook