Associações Comerciais e FACER comemoram descontos no IPVA em Rondônia

Para o presidente da FACER, Marco Cesar Kobayashi, esta decisão do Governo de Rondônia foi bastante acertada, não apenas para os contribuintes, mas para o Estado como um todo

Assessoria/ FACER - Imagem: DetranRO
Publicada em 01 de fevereiro de 2022 às 10:47
Associações Comerciais e FACER comemoram descontos no IPVA em Rondônia

Após o governador do estado de Rondônia, coronel Marcos Rocha, divulgar em suas redes sociais que o Estado concederia descontos de até 20% no IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos automotores), nesta última segunda-feira (31) o Poder Executivo Estadual divulgou o decreto n° 26.872, de 27 de janeiro de 2022. Por meio deste decreto, o Estado de Rondônia concede o desconto de 20% para pagamento em cota única e prorrogou o prazo para recolhimento do IPVA para o exercício de 2022.

Ou seja, após o pedido feito pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (FACER), em conjunto com as Associações Comerciais, o Governo do Estado elevou de 10% para 20% o desconto pela antecipação do pagamento do IPVA em pelo menos dois meses e de 5% para 10% em caso de antecipação em 30 dias.

Para os contribuintes que já pagaram o IPVA, antes da oficialização do desconto por meio do decreto, o secretário de Estado de Finanças, Luís Fernando Pereira, anunciou que fica autorizada a restituição do valor equivalente a diferença entre os percentuais de descontos previstos no artigo 1° e os previstos nos incisos I e II do artigo 30 do RIPVA/RO, aprovado pelo Decreto n° 9.963, de 2002.

Desta forma, fica prorrogado até o último dia útil do mês de abril de 2022, o prazo para recolhimento do IPVA de veículos usados, com os algarismos finais da placa de identificação do veículo 1, 2 e 3, já os demais veículos mantêm o vencimento de acordo com o final da placa.

Para o presidente da FACER, Marco Cesar Kobayashi, esta decisão do Governo de Rondônia foi bastante acertada, não apenas para os contribuintes, mas para o Estado como um todo.

“Em relação à classe empresarial, a qual representamos, nossa preocupação se dá pois muitas empresas tem veículos e neste momento pandêmico, ter um custo maior e tão relevante do IPVA tornaria a situação ainda mais complicada. Afinal, neste momento, nós temos total consenso das dificuldades do empresariado para honrar seus compromissos quanto à questão de tributos. Desta forma, ao defender o desconto no IPVA junto ao Governo de Rondônia, a FACER e as Associações Comerciais sempre entenderam que além da importância para o contribuinte, essa é uma decisão bastante interessante para o Estado, pois aumentará a adimplência, de pessoas que com certeza vão se esforçar ao máximo para pagar o imposto em dia e ganhar um desconto desta magnitude”, destacou o presidente da FACER, Marco Cesar Kobayashi.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook