Atendimento para exames de mamografia e de preventivo de colo de útero é intensificado em Porto Velho

Serviços oferecidos na campanha Outubro Rosa seguem disponíveis nas unidades básicas de saúde do município

Semusa Foto: Saul Ribeiro
Publicada em 11 de outubro de 2021 às 15:00
Atendimento para exames de mamografia e de preventivo de colo de útero é intensificado em Porto Velho

Ação é para conscientizar o público feminino

As atividades relacionadas ao Outubro Rosa estão sendo intensificadas pela Prefeitura de Porto Velho para conscientizar o público feminino para a prevenção e tratamento do câncer de mama, por meio dos serviços oferecidos nas unidades de saúde.

Para ter acesso a estes serviços, basta procurar a unidade básica de saúde mais próxima. “O exame de rotina de mamografia, por exemplo, precisa ser intensificado em mulheres que estão na faixa dos 50 aos 69 anos. Já o preventivo é priorizado às mulheres com idades entre 25 e 64 anos”, recomenda Ana Emanuela Carvalho Chagas, coordenadora do Programa de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Da mesma forma, quem precisa de exame de mamografia deve procurar as unidades de saúde mais próximas de sua casa. “O pedido vai para a regulação e, em seguida, a pessoa é encaminhada ao Centro de Referência e Saúde da Mulher”, explica a coordenadora do Departamento de Média e Alta Complexidade, Francisca Nery.

ABERTURA

Para ter acesso a estes serviços, basta procurar a unidade básica de saúdePara ter acesso a estes serviços, basta procurar a unidade básica de saúde

A abertura da programação da campanha Outubro Rosa, em Porto Velho, será quarta-feira (13), com uma palestra sobre saúde do trabalhador para servidores do município, no auditório da Semusa, na rua Campos Sales.

A Semusa programou atividades itinerantes, que acontecerão no Parque Jardim das Mangueiras (Skate Park) e no Espaço Alternativo.

No Parque Jardim das Mangueiras, a programação acontece na sexta-feira (15), a partir das 16h, com atividades esportivas, vacinação contra HPV, circuito de orientação em saúde, avaliação nutricional, aferição de pressão arterial, glicemia capilar e teste rápido para IST.

No dia 29, no Espaço Alternativo, no encerramento da campanha, a programação inicia às 16h, com atividades voltadas para o público feminino e, também, para o masculino, pois vai marcar a abertura da campanha Novembro Azul. Haverá aplicação de vacina HPV, teste rápido para IST, verificação de pressão arterial e glicemia.

SERVIÇOS

“Os serviços são oferecidos continuamente nas Unidades Básicas de Saúde da capital e distritos, por meio da estratégia de saúde da família, através de agendamento prévio”, destaca Ana Emanuela Carvalho Chagas, coordenadora do Programa de Saúde da Mulher.

Nas unidades de saúde são disponibilizados os exames preventivos do câncer de colo do útero, exame clínico para a detecção do câncer de mama, para detecção e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), planejamento reprodutivo, pré-natal e acolhimento de mulheres vítimas de violência.

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook