Augusto Aras pede ao STF abertura de inquérito para apurar violação da Lei de Segurança Nacional

Investigação envolve suposta participação de deputados federais na organização de ato que pediu fechamento do Congresso e do Supremo

Secretaria de Comunicação Social - PGR
Publicada em 20 de abril de 2020 às 14:04
Augusto Aras pede ao STF abertura de inquérito para apurar violação da Lei de Segurança Nacional

Augusto Aras (Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE)

O procurador-geral da República, Augusto Aras, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (20), a abertura de um inquérito para apurar fatos em tese delituosos envolvendo a organização de atos contra o regime da democracia participativa brasileira, por vários cidadãos, inclusive deputados federais, o que justifica a competência do STF.

A investigação refere-se a atos realizados em todo o país, neste domingo (19), em que participantes pediram o fechamento de instituições democráticas, como o Congresso Nacional e o STF. O inquérito visa apurar possível violação da Lei de Segurança Nacional (7.170/1983). Uma das pautas de parte dos manifestantes era a reedição do AI-5, o ato institucional que endureceu o regime militar no país.

“O Estado brasileiro admite única ideologia que é a do regime da democracia participativa. Qualquer atentado à democracia afronta a Constituição e a Lei de Segurança Nacional”, afirmou o procurador-geral, Augusto Aras.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook