Follador pede que Seduc comece a distribuir alimentos aos alunos

Mesmo com as aulas suspensas os recursos são repassados aos estados para compra da merenda

Ascom
Publicada em 20 de abril de 2020 às 11:34
Follador pede que Seduc comece a distribuir alimentos aos alunos

O deputado Adelino Follador (DEM) cobrou do Governo Estadual, neste sábado (18), providências urgentes para o cumprimento da Lei 13.987, de 2020, sancionada em março pelo presidente Jair Bolsonaro, que garante a distribuição dos alimentos da merenda escolar às famílias dos estudantes, cujas aulas foram suspensas devido pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o deputado, conforme previsão da lei, os pais e responsáveis dos alunos matriculados na educação infantil (creche e pré-escola, de zero a cinco anos), ensino fundamental (de seis a 14 anos) e ensino médio (de 15 a 17 anos) poderão receber os gêneros alimentícios adquiridos pelas escolas com os recursos do Governo Federal através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 

Mas para que o benefício da lei chegue aos estudantes, segundo ele, é preciso que a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) seja mais dinâmica e adote providências urgentes, tendo em vista que muitas crianças em todo Estado de Rondônia já sofrem bastante com a falta de alimento, observando, neste ponto, que grande parte dessas crianças de Rondônia e do Brasil, de modo geral, só tem mesmo a merenda escolar como refeição regular. “Assim, a demora do Governo Estadual em começar distribuir esses alimentos para os alunos constitui grave ilegalidade agravada por grave irresponsabilidade e desumanidade”, disse Adelino Follador.

MERENDA ADQUIRIDA COM DINHEIRO FEDERAL

O deputado explicou que o Estado de Rondônia não pode alegar a falta de dinheiro para adquirir a merenda escolar, visto que ela é totalmente custeada pelo Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). De acordo com a lei, mesmo com as aulas suspensas, a União continuará repassando recursos financeiros aos estados, municípios e Distrito Federal para a compra de merenda escolar, e diante da situação do fechamento das escolas, os alimentos devem ser distribuídos imediatamente aos pais ou aos responsáveis pelos estudantes matriculados em caráter imediato.

Adelino Follador afirmou que nesta segunda-feira (20) encaminhará documento à Secretaria de Educação pedindo ao secretário rapidez para o início da distribuição dos alimentos da merenda escolar aos estudantes de Rondônia. “Não podemos sucumbir à inércia diante do quadro que se apresenta”, disse exigindo urgência da Seduc para começar a distribuição dos alimentos aos estudantes.

Comentários

  • 1
    image
    José Gomes da Costa 20/04/2020

    Josimar falou tudo. São R$0,36 por dia, é muito dinheiro para um deputado na cara de pau exigir que seja repassados as famílias. nem a primeira parcela do ano foi repassada as escolas. Quando voltar as aulas o deputado vai comprar merenda. São vários mandatos e nunca vi nada de sólido acerca da merenda Escolar. Agora vem se aparecer. Conta outra.

  • 2
    image
    Renato Barbosa Belo 20/04/2020

    Deputado Adelino cadê a sua Lei que suspendia os consignados dos funcionários públicos por 03 meses ? Foi o maior auê na imprensa e agora? Vai valer ou não?

  • 3
    image
    Josimar 20/04/2020

    Tô pensando o que vou fazer com o valor de 7,20 que vou receber da minha filha. É muito pouco dinheiro. Os políticos só passa 0,36 ao dia para minha filha alimentar. Muita cara de pau de político cobrar este valores.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook