Aulas de dança e ilustração no site do Itaú Cultural agitam a semana das famílias em recolhimento com cultura popular, cambalhotas e mais

As atividades desenvolvidas pela organização em seu site e Youtube continuam a todo vapor. Nas aulas de dança, Flora Gussonato faz todo mundo em casa se alongar e dar cambalhotas, Renato Cruz propõe um jogo de imitação e ensina novos passos de hip hop. Nos vídeos de ilustração, há uma vasta fonte de inspiração, que pode vir dos ursos ou do Saci Pererê, entre outros

Assessoria
Publicada em 12 de maio de 2020 às 16:41
Aulas de dança e ilustração no site do Itaú Cultural agitam a semana das famílias em recolhimento com cultura popular, cambalhotas e mais

Esta semana, nos dias 12 a 15 (terça-feira a quinta-feira) e 17 (domingo), o Itaú Cultural dá continuidade às ações online voltadas para as crianças e quem mais quiser participar. Pensadas para família toda aprender junto e se divertir ao mesmo tempo. As aulas de dança são conduzidas pela arte-educadora e pesquisadora Flora Gussonato e o professor e coreógrafo Renato Cruz, elas são postadas sempre às quartas-feiras e domingos. Às terças-feiras e quartas-feiras, as classes são de ilustração, com os professores e ilustradores profissionais, Augusto Figliaggi e Gabriela Gil. Todas as aulas entram no ar no site (www.itaucultural.org.br) e também no Youtube (https://www.youtube.com/user/itaucultural) às 11h.

Na quarta-feira, dia 13, Cruz produz conteúdos para crianças a partir dos 7 anos para exercitar a motricidade dos participantes por meio de diferentes exercícios, um deles é o jogo de imitação. No fim, ele conduz um novo passo de danças urbanas e propõe um desafio. Flora, que se dedica ao público ainda na primeira infância, até os 6 anos, propõe – dia 17, domingo– alongamentos utilizando lenço, cachecol ou tecido. Em seguida, conduz uma a prática de exercícios em diagonal, muito comum em aulas de dança. Nessa prática, ensina a explorar com o corpo os diferentes planos do espaço (baixo, médio e alto). Por fim, cambalhotas de frente e de costas encerra a aula.

Gabriela começa a série de aulas de ilustração, na terça-feira, dia 12, ensinando a preparar um zine com uma folha de papel e técnicas de ilustração a partir de colagens. Desta vez, a figura do urso conduz a criação dos participantes, mas a cada semana ela elegerá um animal para guiar as técnicas propostas. No dia 14 (quinta-feira) é a vez de Figliaggi dar a sua aula na qual ensina como fazer um Saci Pererê e outras figuras folclóricas usando, como base, rascunhos a partir de formas geométricas.

Com a programação suspensa desde o dia 17 de março em razão da pandemia do coronavírus, o Itaú Cultural tem intensificado a produção de materiais pensados para toda a família, ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, como podcasts, cursos de EAD e vídeos, no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: www.itaucultural.org.br.  

Sobre os professores

Augusto Figliaggi é graduado em artes visuais e mestre em estudos de cultura contemporânea. Mescla sua carreira de ilustrador com a de contador de histórias. Em ilustração produz material para editoras diversas e produções autorais, além de se dedicar ao universo da publicidade. Entre o seu trabalho autoral estão os livros infantis Morto Vivo, feito junto de Cristian dos Santos, e O Pequeno Livro Amarelo, em parceria com Elaine Guarani, e as histórias em quadrinhos Paiaguá - Donos do Rio e O Legado do Mal Azar. 

Flora Gussonato é artista, arte-educadora e pesquisadora. Mestre em artes da cena com habilitação em teatro, dança e performance, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é também bacharel em artes cênicas pela mesma instituição. Como formação complementar, possui pós-graduação em teoria psicanalítica, com prática clínica pelo Instituto Sedes Sapientiae. Atualmente, faz pós graduação em neurociência, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Educadora há 12 anos, tem experiência em diversos setores, lecionando e coordenando projetos em dança, teatro, consciência e expressão corporal para crianças, jovens e adultos desde a educação infantil, passando pelo ensino fundamental, educação inclusiva, área social, formação técnica e universitária.

Gabriela Gil é ilustradora e professora de ilustração na Quanta Academia de Artes. Formada em artes visuais e pós-graduada em design gráfico, sua produção é focada em publicações ilustradas, divertidas e para todas as idades.

Renato Cruz é mestre em artes cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com graduação em dança. É coordenador de danças urbanas, na Escola Petite Danse, professor da Escola Livre de Dança da Maré, da Escola Parque, da Escola Eleva e da Universidade Estácio de Sá. Como diretor e coreógrafo da Companhia Híbrida de Danças Urbanas, ganhou prêmios como o Funarte, O Boticário e Iberescena. Suas peças já foram apresentadas por todo o Brasil e no exterior. É diretor artístico da Arena Híbrida Festival de Hip Hop e do projeto sociocultural Arte É o Melhor Remédio, que oferece oficinas gratuitas de dança na comunidade do morro do Turano, no Rio de Janeiro, além de apresentações em hospitais e escolas públicas da região.

SERVIÇO:

IC para crianças

Aulas de dança

Com Renato Cruz e Flora Gussonato

Até 27 de maio (às quartas-feiras e domingos), com vídeos postados sempre às 11h 

Aulas de ilustração

Com Augusto Figliaggi e Gabriela Gil
Até 4 de junho (às terças-feiras e quintas-feiras), com vídeos postados sempre às 11h

https://www.itaucultural.org.br/

https://www.youtube.com/user/itaucultural

Classificação: Livre

Itaú Cultural  
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô  
www.itaucultural.org.br  
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural  
www.youtube.com/itaucultural  
www.flickr.com/itaucultural

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook