Bancada Federal de Rondônia joga duro e exige mais vacinas ao ministro da Saúde

O deputado federal Lucio Mosquini ressaltou que a recomposição do número de doses de vacinas para Rondônia deverá ser feita imediatamente

Assessoria
Publicada em 05 de abril de 2021 às 22:34
Bancada Federal de Rondônia joga duro e exige mais vacinas ao ministro da Saúde

A Bancada Federal de Rondônia se reuniu na tarde desta segunda-feira, 05 de abril, com o ministro da Saúde,  Marcelo Queiroga, para cobrar do Ministério o envio de mais vacinas para Rondônia.

A reunião contou com a presença dos deputados federais Lucio Mosquini, Léo Morais, Expedito Netto, Mariana Carvalho, Jaqueline Cassol, Silvia Cristina, Dr. Mauro Nazif, Coronel Chrisóstomo e também dos três senadores de Rondônia, Confúcio Moura, Marcos Rogério e Acir Gurgacz.

Em um posicionamento duro, o coordenador da Bancada Federal, Deputado Federal Lucio Mosquini,  junto com os demais parlamentares, fez  incisivas  cobranças ao ministro da Saúde sobre o envio de doses de vacinas do grupo prioritário, considerando que hoje Rondônia está em defasagem.

O Coordenador da Bancada informou que Rondônia possui 617.700 pessoas que são do grupo prioritário, e só recebeu,  até o último dia 30/03, 213.800 doses, ou seja cerca de 35% de tudo que deveria receber.

Quando comparado com os outros estados, até o período do dia 30/03,  Rondônia se encontra muito defasado. Por exempo:  o Amapá que possui 117.889 pessoas do grupo de risco, mas já recebeu 102.350 doses.

O deputado federal Lucio Mosquini ressaltou que a recomposição do número de doses de vacinas para Rondônia deverá ser feita imediatamente.

A Bancada Federal, em comum entendimento com o Ministério, deu um prazo de 48 horas para que seja feita a reposição da defasagem das vacinas.

Segundo o Ministério os números sofreram adequações de acordo com índice do IBGE e também do surgimento de novos grupos prioritários após a elaboração do PNI - Plano Nacional de Imunização.

Ao final da reunião,  o Ministro Marcelo Queiroga disse que em 48 horas irá responder se de fato existe defasagem no envio de vacinas para Rondônia.

A Bancada Federal cobrou ainda mais médicos para Rondônia, a contratação de médicos brasileiros formados no exterior, mais leitos de UTI e a continuidade do suprimento de oxigênio para os municípios de Rondônia.

Mosquini disse que a Bancada Federal espera ter seu pleito atendido em 48 horas. Hoje o Estado possuí uma defasagem de mais de cem mil doses, que devem ser enviadas  pelo ministério.

Comentários

  • 1
    image
    Marinho 06/04/2021

    A única saída para a crise é vacinação de toda população de Rondônia. Mortes todos os dias e muito medo nos que não partem para outra dimensão. Se o governo federal não der o suficiente cabe os políticos de Rondônia municipal estadual federal encontrar um novo estilo para aquisição das vacinas que possa vacinar toda a população. Hoje estamos diante de um Brasil perdido. Provado pela deficiência de adquirir vacinas em quantidades suficientes para a sua população.

  • 2
    image
    Mario Roberto 06/04/2021

    Por quê dificultam tanto o registro (CRM) no Brasil de médicos formados no exterior, contudo, nessas horas, aí sim, lembram deles.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Lei que criminaliza stalking é sancionada

Lei que criminaliza stalking é sancionada

O crime de stalking é definido como perseguição reiterada, por qualquer meio, como a internet (cyberstalking), que ameaça a integridade física e psicológica de alguém, interferindo na liberdade e na privacidade da vítima