Bancada Federal se reúne com presidente Jair Bolsonaro para tratar sobre a transposição

A reunião foi provocada pelo coordenador da bancada federal Deputado Lucio Mosquini e aconteceu no 3° andar do Palácio do Planalto

Assessoria/Parlamentar
Publicada em 01 de julho de 2021 às 15:44
Bancada Federal se reúne com presidente Jair Bolsonaro para tratar sobre a transposição

A bancada federal de Rondônia, esteve reunida na manhã desta quinta-feira, 01 de julho, conversando com o presidente da República Jair Bolsonaro, para tratar sobre a transposição dos servidores do Estado para a União.

A reunião foi provocada pelo coordenador da bancada federal Deputado Lucio Mosquini e aconteceu no 3° andar do Palácio do Planalto.

O deputado Federal Lucio Mosquini solicitou, juntamente com os demais parlamentares, representando todos os agentes públicos ativos, inativos e pensionistas do Estado de Rondônia, o deferimento dos seus processos de transposição, que o Ministério da Economia, por meio da Comissão Especial dos Ex-Territórios do Amapá, Rondônia e Roraima, imprima maior celeridade na análise dos processos administrativos relativos aos requerimentos de transposição.

O Coordenador da Bancada lembrou que esses servidores aguardam há muito tempo pelo benefício, e destacou que esse processo sempre tem esbarrado na morosidade. O ministro da economia Paulo Guedes também foi convidado a participar do evento.

Mosquini comemorou o resultado positivo da reunião e disse que o próprio presidente Jair Bolsonaro se sensibilizou. “Nós levantamos vários pontos e todos eles foram muito bem aceitos, tenho certeza que novos momentos virão com relação a transposição”.

A bancada federal apresentou ao Presidente Jair Bolsonaro as seguintes pautas:
• Revisão do enquadramento de servidores de Nível Auxiliar para Nível Intermediário.

• Inclusão de aposentados e pensionistas no Quadro em Extinção da União com a adoção de procedimentos simplificados para a comprovação do vínculo.

• Aplicação do art. 29 da Lei nº 13.681/2018 aos servidores no desempenho de atribuições de planejamento e orçamento ou no desempenho de atribuições de controle interno nos órgãos e entidades das administrações públicas dos Ex-Territórios, já regulamentado.

• Observância da remuneração devida aos policiais, na forma prevista no art. 6º da Lei nº 13.681/2018. À época da admissão desses profissionais não havia a exigência de escolaridade.

Exemplo: quem foi admitido como motorista bastava apresentar a Carteira Nacional de Habilitação.

• A exigência de comprovação de 5 anos de serviço para cada classe das carreiras policiais não é razoável, considerando que os servidores que já alcançaram a classe especial poderão ser enquadrados em classe inferior, ocasionando redução de vencimentos, fato vedado pela Constituição de 1988.

• A análise e deferimento dos requerimentos de transposição dos “Professores Leigos”, que admitidos dentro do prazo estabelecido pelas Emendas Constitucionais nº 60 e 98, sempre exerceram suas funções como professores e tiveram que fazer graduações para Nível Superior, conforme determina a Lei de Diretrizes Básicas – LDB e que após conclusão, requisitaram seus enquadramentos no Quadro em Extinção da União. Na época da admissão desses professores por meio de contratos precários, não era exigida a qualificação.

• A alteração constitucional para prever o direito de transposição ao Quadro em Extinção da União dos empregados das empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações, oriundos do Ex-Território Federal de Rondônia (Ceron, Beron, Emater, Caerd, Teleron, Eneron dentre outras).

• Avaliação de desempenho dos servidores transpostos, conforme estabelecido no Art. 11, da Lei nº 13.681/2018, bem como o devido pagamento retroativo por ano não avaliado da Gratificação de Desempenho do Plano de Classificação de Cargos dos ex-Territórios Federais (GDExt) nos casos cabíveis.

• A reabertura do prazo previsto no art. 34, da Lei nº 13.681/2018, para atender os professores do Ensino Básico Federal e os recém-transpostos que ainda não assinaram o Termo de Opção para o Enquadramento do Ensino Básico Técnico Tecnológico – EBTT.

• O reconhecimento do direito à transposição aos servidores, empregados ou pessoas que comprovem vínculo ou relação funcional, por pelo menos 90 dias, com o Ex-Território de Rondônia ou com o Estado de Rondônia, na forma como ocorreu para o Amapá e Roraima.

• Oportunizar o direito à Transposição para os professores que haviam sido transpostos para o Quadro em Extinção da União e posteriormente foram devolvidos para o Quadro do Estado de Rondônia.

• Permitir a possibilidade de opção de transposição aos Policiais Militares e Policiais Civis do Estado de Rondônia que foram demitidos sem justa causa ou sem a observância do contraditório e de qualquer ampla defesa.

• Ordenar que o Ministério da Economia imprima maior agilidade na análise dos processos da Transposição e Enquadramento, que se arrastam desde 2018.

Comentários

  • 1
    image
    Aldemir 03/07/2021

    Uma grande piada! só chegar perto das eleições começa esta palhaçada, outra olhem quem estão sem mascaras?? Os dois loucos

  • 2
    image
    Bento Arruda 01/07/2021

    O PROBLEMA DA TRANSPOSIÇÃO É O EXCESSO DE NORMAS E INSTRUÇÕES NORMATIVAS CRIADAS OU PELA AGU E AGORA PELA PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA NACIONAL. ORA ESTATS NORMAS TEM MAIS VALOR QUE O TEXTO CONSTITUCIONAL, QUE LEIS E DECRETOS PRESIDENCIAIS. ISSO TEM QUE ACABAR. A MAIORIA DAS PESSOAS AINDA NÃO TRANSPOSTAS ESTÃO COM OS DOCUMENTOS TODOS EM ORDEM. OCORFRE QUE ESSES ÓRGÃOS FEDERAIS SEMPRE ACHAM MAIS UM PARA PEDIR, NUMA CLARA AÇÃO PARA RETARDAR O PROCESSO. É BOM INFORMAR A ESSA BANCADA NOVA, QUE ESTAMOS EM LUTA DESDE 2003, E NÃO 2018 CONFORME CITOU O DEPUTADO MOSQUINI. DEVEMOS AGRADECER A AÇÃO DOS PARLAMENTARES, MAS VENHAM FALAR COM OS SINDICATOS PARA TER CONHECIMENTO MAIS PROFUNDO DA PROBLEMATICA.

  • 3
    image
    Luiz Alberto Schade 01/07/2021

    Continuem esperando sentados. Infelizmente, alguns vão esperar deitados. Os servidores com direito a transposição, são iguais filhos que o pai não quer assumir. Enquanto puder enrolar, vai enrolar e muito político vai querer ganhar voto.

  • 4
    image
    José Reginaldo Gomes Batista 01/07/2021

    Boa tarde, quero agradecer a Deus pela vida e a confiança que estamos tendo no Ex.mo senhor, Presidente da República do Brasil Jair Messias Bolsona, tbm ao Everton Leony, por ter sido usado por Deus, disponibilizando seu tempo em sua emissora para trazer de volta o enfrentamento e renascimento de boas expectativas para o enquadramento dos servidores do ex território, em especial os ex-servidores do BERON. As esperanças de ter um direito legitimo sendo reconhecido aos familiares de Rondônia, será de uma valia incalculável, famílias serão restituídas do seu legitimo direito de viver bem. Esperamos que a bancada federal faça agora a sua parte e devolva-nos a confiança que tivemos quando fomos as urnas, votamos e elegemos como nossos fieis representantes.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook