Brasil, paraíso de políticos e dirigentes públicos corruptos!

Não menos preocupante, contudo, é a tolerância de parcela expressiva da sociedade brasileira com os corruptos, incentivando-os, com isso, a continuarem se locupletando do dinheiro público

Valdemir Caldas
Publicada em 28 de março de 2023 às 14:54
Brasil, paraíso de políticos e dirigentes públicos corruptos!

O Brasil continua sendo um país em que políticos e dirigentes públicos, abroquelados na certeza da impunidade reinante, não pensam duas vezes antes de meterem suas mãos sujas no suado dinheiro do contribuinte. Relatórios dos órgãos de fiscalização, aqui e alhures, apontam não somente os bilhões desviados, como também os métodos usados pelos facínoras para darem destinação à dinheirama surrupiada dos cofres públicos. As pontes são um dos meios preferidos dos corruptos para desviarem dinheiro público. Qualquer pinguela não sai por menos de dois milhões, quando todo mundo sabe, e não precisa ser especialista no assunto, que a obra custaria metade do preço. Isso quando o monstrengo não fica pelo meio do caminho, por motivos óbvios, iniciando, assim, um festival de aditivos, que eleva o valor da obra aos píncaros.     

Logo que uma roubalheira é denunciada, porém, aparece alguém propondo a criação de uma CPI, que, na maioria das vezes, não vê nada e, se vê, finge que não viu, preferido jogar a sujeira para debaixo do tapete e espetar a despesa na conta do contribuinte. Quando alguém resolve levar a denúncia adiante, vem o lado desanimador, que é a lentidão da justiça. Além disso, no Brasil, a execução das penas costuma se arrastar por anos a fio. Com isso, os processos acabam recebendo inúmeros recursos, dificultando a punição, de fato, dos saqueadores do erário. Uma vez condenados, logo estarão livres, leves e soltos, zombando da sociedade e queimando os milhões pilhados do povo com viagens e despesas em hotéis de luxo.

O pior de tudo, porém, é que, os ladravazes sabem perfeitamente o que estão fazendo e agem deliberadamente no sentido de burlar os procedimentos recomendados para a administração dos recursos financeiros, pois acreditam, como eu disse, que realmente vivem em um país onde vale a pena roubar, dada a maleabilidade da legislação brasileira e a lentidão da justiça.

Não menos preocupante, contudo, é a tolerância de parcela expressiva da sociedade brasileira com os corruptos, incentivando-os, com isso, a continuarem se locupletando do dinheiro público. A ampliação do acesso às informações, a realização de debates nos mais diferentes espaços públicos e privados, além de penas rigorosas e, consequentemente, o ressarcimento do dinheiro roubado, são caminhos saudáveis para que a população brasileira reveja questões como essa e passem a rejeitar a corrupção de maneira enérgica.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Lula e Haddad

Lula e Haddad

A ressecagem social-democrata e a travessia do Rubicão dos juros ditados pelo Banco Central