Cacoalenses lotam auditório na primeira palestra do Projeto Despertar para a Vida

Ação da deputada federal Jaqueline Cassol tem objetivo de informar sobre a valorização da vida

Assessoria
Publicada em 23 de agosto de 2019 às 10:39
Cacoalenses lotam auditório na primeira palestra do Projeto Despertar para a Vida

Foi realizada, nesta quinta-feira (22), no município de Cacoal, mais uma ação do Projeto Despertar para a Vida. Quase 400 pessoas participaram da primeira palestra do ciclo “Cuidados com a Saúde Mental e o Gerenciamento das Emoções para a Valorização da Vida”.  A iniciativa da deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) está sendo desenvolvida em Rondônia com o apoio da Fundação Milton Campos. O objetivo do Projeto Despertar para a Vida é levar informações e combater o preconceito sobre doenças como depressão e ansiedade. 

A palestrante, Kezia Mesquita, além de pós-graduada em Prevenção e Pósvenção do Suicídio, que é do Piauí, destacou que existe uma necessidade urgente de falar sobre doenças ligadas às emoções e a valorização da vida. “Hoje quase todo mundo tem alguém na família que sofre com algum transtorno mental. Por muito tempo nós empurramos a poeira para de baixo do tapete, agora essa poeira subiu e está ardendo nos olhos de todo mundo. Precisamos desse tipo de capacitação para ter um manejo mínimo para cuidar dessas pessoas”, disse. 

Ela frisou ainda que, embora doenças como depressão e ansiedade estejam em crescimento, em muitas localidades o Poder Público não se atentou à necessidade de falar sobre o assunto. “Eu vejo essa ação em Rondônia com muita expectativa porque ainda temos tantos estados e cidades que ainda não acordaram para essa realidade e não despertaram para os cuidados pela valorização da vida”, alertou Kezia Mesquita.

Participante do evento, a servidora pública Sirlene Valim afirmou que existe uma demanda muito grande de pessoas com dificuldades relacionadas às emoções. Ela disse que em seu convívio, que é dentro das escolas, existem muitos jovens que fazem tratamento contra ansiedade e que existem poucas iniciativas que ajudem as pessoas a lidar com isso.  “Precisamos de mais informação e de profissionais ligados à área dentro das escolas, lugar que tem muitos educadores e jovens nessa situação”, reivindicou. 

A deputada federal Jaqueline Cassol, idealizadora do projeto, também esteve presente. A parlamentar agradeceu a presença dos participantes e também da Fundação Milton Campos, parceira na realização do Projeto Despertar para a Vida. “Me alegro em ver essa mobilização e tenho certeza que muitos multiplicadores sairão daqui. Nós precisamos ajudar quem precisa de ajuda, mas antes, precisamos de informação.” 

Nesta sexta-feira o Projeto Despertar para a Vida estará em Espigão D’Oeste. A palestra será realizada às 18h30 na escola Sete de Setembro, na Rua Suruí, nº 2845. As inscrições já estão encerradas. No sábado, a ação será realizada em Rolim de Moura. A palestra será às 15h, no Auditório Farol. As inscrições podem ser feitas até às 10h pela internet no link.

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    Luiz Carlos 23/08/2019

    MENTIRA! Eu passei lá, maior prova confisco e a matéria NÃO MOSTRAR O PÚBLICO. poucos participantes. Boa boa Bla Bla. Dinheiro público jogado fora

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook