Campanha 'Influ Sangue Bom' incentiva doação de sangue
O governo segue investindo e apoiando iniciativas que salvam vidas e fortalecem a saúde. Doar sangue é um ato de cidadania
Doar sangue é um ato de amor e solidariedade que pode salvar vidas em diferentes situações
Com o objetivo de incentivar a doação voluntária de sangue e fortalecer os estoques da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), o governo de Rondônia promove, durante o mês de janeiro, a campanha “Influ Sangue Bom”. A iniciativa, que mobiliza influenciadores digitais para conscientizar e atrair mais doadores por meio das redes sociais, já deu resultado positivo para o hemocentro neste período de férias, data onde os níveis para o abastecimento do banco de sangue costumam diminuir.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reforçou a iniciativa e salientou a importância da participação da população. “A campanha é uma ação estratégica que une solidariedade e comunicação. O governo segue investindo e apoiando iniciativas que salvam vidas e fortalecem a saúde. Doar sangue é um ato de cidadania.”
SANGUE SALVA VIDAS
Após a doação, o sangue passa por um processo de fracionamento
Doar sangue é um ato de amor e solidariedade que pode salvar vidas em diferentes situações. Essencial para o funcionamento do sistema de saúde, o sangue é utilizado em diversos procedimentos médicos e tratamentos.
Após a doação, o sangue passa por um processo de fracionamento, que permite a separação de seus componentes:
- Glóbulos vermelhos;
- Plaquetas;
- Plasma; e
- Crioprecipitado.
Cada componente é destinado a pacientes conforme a necessidade clínica, ampliando o alcance e a eficácia da doação. Uma única bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas, sendo fundamental no atendimento a vítimas de acidentes, pacientes submetidos a cirurgias, pessoas em tratamento oncológico, portadores de doenças hematológicas e em outras situações de emergência.
FUNÇÃO DO SANGUE
- Hemácias: usado para tratamento de anemia, perdas de sangue devido acidente ou procedimento cirúrgico
- Plasmas: trata queimadura, choque e infecções graves
- Plaquetas: essencial para pacientes com câncer, problemas de coagulação ou que precise de transplantes
- Crioprecipitado: usado em distúrbios de coagulação, como hemofilia
ALCANCE DIGITAL
A influenciadora Renata Becaria, que também aderiu à campanha, ressaltou o poder de alcance das redes sociais na conscientização da população. “Como influenciadora, eu entendo a responsabilidade que temos. Usar as redes para incentivar a doação de sangue é levar informação e despertar empatia. Uma bolsa de sangue pode representar a esperança para muitas famílias”, afirmou.
Já a influenciadora Nileve Eduarda, compartilhou sua experiência pessoal e a motivação para participar da campanha. “Desde criança, sempre via minha mãe indo até a Fhemeron para doar sangue, e isso despertou em mim essa vontade. Hoje, com 23 anos, estou doando sangue pela primeira vez e estou muito feliz por isso. Fazer o bem sem olhar a quem é muito bom. Estou feliz em poder colaborar para que outras pessoas sejam ajudadas. Se eu tenho condições e fui aprovada para ajudar quem precisa, farei isso enquanto puder”, disse.
SENSIBILIZAÇÃO
Daiana Parente, doadora da tipagem O+, feliz em realizar este ato de amor
Entre os exemplos de solidariedade está a doadora da tipagem O+, Daiana Parente, que participou da campanha e reforçou a importância do ato. “Doar sangue é um gesto de amor ao próximo. A gente nunca sabe quando alguém da nossa família ou até nós mesmos vamos precisar. Para doar é rápido, seguro e pode salvar muitas vidas”, destacou.
A assistente social, Maria Luiza Pereira, enfatizou que a doação regular é essencial para manter os estoques seguros. “A necessidade de sangue é contínua. Acidentes, cirurgias e tratamentos não esperam. Campanhas como essa ajudam a sensibilizar a população e a garantir que o atendimento aos pacientes não seja interrompido”, acentuou.
A campanha Influ Sangue Bom segue incentivando a população a procurar os hemocentros de todo o estado, reforçando que doar sangue é um gesto simples, seguro e fundamental para salvar vidas.
Saúde habilita novo Centro de Saúde do Trabalhador em RO
Com as novas habilitações, país passa a contar com 239 centros de atendimento em todos os estados e no DF. Além de acolher o trabalhador, o CEREST analisa se as doenças ou sintomas das pessoas atendidas estão relacionadas ao trabalho
Piso do magistério terá ganho real em 2026
Assinada nesta quarta (21), medida provisória prevê atualização do piso acima da inflação do ano anterior. Valor passará de R$ 4.867,77 para R$ 5.130,63 em 2026, aumento de 5,4% em comparação com 2025
Último dia de inscrição para o PS UNIR 2026
A edição 2026 do PS UNIR também se destaca pela ampliação da oferta, com a criação de seis novos cursos




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook