Candidatos a conselheiros tutelares farão prova no próximo domingo

O Centro Universitário São Lucas é responsável pela elaboração da prova, que será aplicada pela comissão eleitoral com o apoio do Ministério Público.

Decom Ji-Paraná
Publicada em 15 de julho de 2019 às 13:12
Candidatos a conselheiros tutelares farão prova no próximo domingo

Está marcado para o próximo domingo (21) o processo de escolha unificado para os candidatos a conselheiros tutelares em Ji-Paraná. A prova será realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

A avaliação será aplicada no Instituto Estadual de Educação Marechal Rondon. O Instituto fica localizado na Avenida Transcontinental, número 710, bairro Casa Preta, próximo ao Ginásio Gerivaldão. O Centro Universitário São Lucas é responsável pela elaboração da prova, que será aplicada pela comissão eleitoral com o apoio do Ministério Público.

Foram deferidos para o processo de escolha, 57 candidatos que concorrerão a 10 vagas. Eles farão a avaliação objetiva com caráter eliminatório e classificatório. Terão questões de múltipla escolha sobre conhecimento específico do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e conhecimentos gerais. Terá duração de quatro horas, começando às 8 horas. O candidato deverá comparecer ao local com 30 minutos de antecedência. Os portões serão fechados ás 8 horas e não será permitida a entrada de nenhum candidato depois deste horário.

O resultado da prova será publicado no Portal Transparência da Prefeitura de Ji-Paraná e Diário Oficial do Município na segunda-feira (22). Os recursos da prova objetiva poderão ser apresentados até o dia 23. O resultado dos recursos será publicado no dia 25 e o teste de avaliação psicológica está marcado para os dias 26 e 27 de julho. A publicação do resultado final está prevista para o dia 5 de agosto.

Os candidatos aprovados poderão fazer a campanha oficial entre os dias 8 de agosto a 4 de outubro, de acordo com as normativas do Tribunal Regional Eleitoral. A eleição já tem data definida, será dia 6 de outubro.

Os conselheiros eleitos atuarão durante quatro anos no Primeiro e Segundo Distrito da cidade, a partir de janeiro de 2020. Até lá, receberão capacitação necessária para atuar como conselheiros tutelares.

De acordo com informações da presidente da comissão eleitoral, Severina Plácida, a candidatura é individual e não é permitida a composição de chapas ou vinculação a partido político.

“A campanha deve ser feita pelos próprios candidatos. A comunidade tem o compromisso de ajudar no processo de escolha dessas pessoas importantes colaboração das garantias dos direitos da criança e do adolescente Os candidatos devem sensibilizar os eleitores para que compareçam aos locais de votação. Mas o voto não é obrigatório. Mas pedimos a colaboração da população”, finalizou a presidente da comissão.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook