CAPS de Porto Velho realizam mais de 80 mil atendimentos em 2018

Centros oferecem tratamento para transtornos mentais e dependência de álcool e outras drogas.

Comdecom
Publicada em 09 de janeiro de 2019 às 12:59
CAPS de Porto Velho realizam mais de 80 mil atendimentos em 2018

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), de Porto Velho, realizaram mais de 83 mil atendimentos em saúde no ano de 2018, segundo dados da Divisão de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Os CAPS têm por objetivo prestar atendimento humanizado às pessoas que apresentam diversos tipos de transtornos mentais, promovendo a integração social. A Semusa oferta atendimentos em saúde mental através de três centros: o CAPS AD-álcool e outras drogas, CAPS Três Marias e o CAPS Infanto Juvenil.

No CAPS AD-álcool e outras drogas, dedicado ao tratamento de transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas, foram registrados 54.981 procedimentos, realizados pelas equipes multidisciplinares. Dentre os principais atendimentos destacam-se: consultas com psiquiatra e também clínico geral, psicoterapia individual e em grupo, consulta de enfermagem, atendimento a família, oficina terapêutica entre outros.

No CAPS Infanto Juvenil, dedicado exclusivamente ao tratamento em saúde mental de crianças e adolescentes com idades até 15 anos, foram realizados 12.438 procedimentos. No Caps Três Marias, foram 16.088 tipos de atendimentos.

O atendimento em todos os centros é por demanda espontânea, ou seja, o familiar pode levar o filho que será atendido pela equipe, com realização de triagem e avaliação para determinar quais as necessidades do paciente, incluindo consulta com médico psiquiatra. A partir daí, o paciente passa a ser acompanhado pela equipe multidisciplinar e a fazer psicoterapia individual e/ou em grupo.

A gerente da divisão de saúde mental da Semusa, Francisca Nery, explica que as atividades realizadas em grupo nos CAPS são importantes para a reinserção do paciente na sociedade. “A reinserção social é muito importante, o trabalho coletivo permite que, aos poucos, o paciente vá recuperando seu potencial, através das terapias em grupo.”

Serviço - Endereço dos CAPS:

- CAPS Três Marias – Rua Equador n° 2103, Nova Porto Velho. Tel. 3901-2815

- CAPS AD – Av. Guaporé n° 3929, Flodoaldo Pontes Pinto. Tel. 3901-2877

- CAPS Infanto juvenil – Rua Matrinchã n° 665, Lagoa. Telefone -3901 2927

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook