Casa de Apoio dobra atendimento de pacientes vilhenenses em Porto Velho com mais qualidade

“Do lixo ao luxo”: Japonês faz entidade sair de 109 para 252 atendimentos mensais.

Semcom
Publicada em 08 de janeiro de 2019 às 09:14
Casa de Apoio dobra atendimento de pacientes vilhenenses em Porto Velho com mais qualidade

A Casa de Apoio da Prefeitura de Vilhena em Porto Velho mais que dobrou o número de atendimentos de pacientes vilhenenses de julho a dezembro de 2018, saindo de 109 para 250 pacientes. O aumento de 132% é resultado da inauguração do novo espaço, agora apelidado de “Mansão de Apoio”, dando mais espaço, conforto, higiene e segurança para os adoentados que precisam de um lugar ficar na capital e que não têm condições de se manter sozinhos durante o tratamento.

O relatório expedido pela Casa de Apoio no início deste mês demonstrou o resultado positivo da mudança (veja abaixo). Em julho, no antigo prédio (pequeno e sem manutenção estrutural), a entidade recebeu 109 pacientes, enquanto em novembro e dezembro, na nova “mansão”, foram recebidos 252 e 248 pacientes, respectivamente.

“Desde 2016 me preocupei com essa questão sensível e assim que assumi a Prefeitura fiz todos os esforços para que a questão fosse resolvida de forma rápida. Agradeço à equipe que viabilizou esta mudança positiva que agora poderá beneficiar até 3 mil pessoas por ano”, explica o prefeito Eduardo Japonês.

A coordenadora do espaço, Elisseia Moura, revela que diversas melhorias vieram com a inauguração da nova casa, no fim de outubro de 2018. “Com a mudança de imóvel nosso trabalho dobrou. Nossa equipe está sempre de plantão realizando trabalhos como jardinagem, manutenção da piscina, manutenção do telhado, limpeza completa, troca de lâmpadas, pequenos reparos, entre outros. É um trabalho de cuidado com os vilhenenses que nos dá prazer em poder ajudar quem mais precisa”, conta Elisseia.

Com a mudança foi possível melhorar a qualidade da estadia de quem fica na casa. “Neste mês foi instalado sistema de segurança com monitoramento por vídeo, além de programação de dedetização mensal da casa, limpeza diária do quintal e mais comodidades. Pela primeira vez pudemos comemorar o Natal aqui de verdade, com alegria”, revela a coordenadora.

PACIENTES FALAM - Sônia de Jesus Santos se beneficia da Casa há vários anos e atesta a melhora. “Nós viemos do lixo ao luxo. Tem 4 anos que preciso vir aqui me tratar no setor de hemologia no Hospital de Base de Porto Velho. Estamos muito bem instalados na Casa: temos enfermeira, cozinheira, vários funcionários, tudo limpo e estamos muito bem. Minha saúde é outra hoje, sou outra pessoa, estou muito melhor. Sou feliz e agradeço muito por isso”, revela emocionada.

A paciente Geni da Costa, por sua vez, também conta que conhecia os prédios antigos da casa e está “sem palavras” para agradecer pela mudança. “Eu venho na Casa de Apoio desde 2014 e posso garantir: as antigas nem se comparam com a que estamos agora. É inexplicável a mudança. Agora temos quartos com ar-condicionado, limpeza 100%, enquanto a casa antiga era cheia de baratas. Agradeço ao prefeito porque vi que ele é uma pessoa que se preocupa com os pacientes. Sou testemunha que ele fiscaliza desde a panela que está no fogão. Ele fiscaliza mesmo. O trabalho aqui está sendo feito muito bem, não tem inseto, está tudo limpo”, completa.

Melhoria foi conseguida após mudança de imóvel: aumento de 132% nos atendimentos.

ATENDIMENTOS CASA DE APOIO

Julho

109 pacientes

54 acompanhantes

Total 163 pessoas

Agosto

174 pacientes

36 acompanhantes

Total 210 pessoas

Setembro

112 pacientes

60 acompanhantes

Total 172 pessoas

Outubro

155 pacientes

77 acompanhantes

Total 232 pessoas

Novembro (nova Mansão de Apoio)

252 pacientes

95 acompanhantes

Total 347 pessoas

Dezembro

248 pacientes

42 acompanhantes

Total 290 pessoas

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook