Coluna da Jussara Gottlieb - Audiência Pública na ALE/RO debate redução do IPVA para 1%

E mais: Atriz Cláudia Alencar leva lembrança de Rondônia

Jussara Gottlieb
Publicada em 08 de maio de 2018 às 10:01
Coluna da Jussara Gottlieb - Audiência Pública na ALE/RO debate redução do IPVA para 1%

O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz. Aristóteles

 

ATRIZ CLAUDIA ALENCAR LEVA LEMBRANÇA DE RONDÔNIA

LuisApurinã desenha no braço da atriz Claudia Alencar, com tintura da fruta jenipapo, traços que simbolizam a força da onça valente e guerreira

Um mundo novo se abriu quando o workshop Atuação em Teatro e TV iniciou na sede da Uninter Polo Porto Velho realizado nos dias 26 e 27 de abril, promoção da Associação Instituto do Babaçu juntamente com a Teleart Escola de Atores radicada em João Pessoa. Tudo mudou com o empenho da atriz Claudia Alencar e com a sensibilidade dos alunos de captar todos os ensinamentos em momento único e imperdível, proporcionado pela empreendedora Izabel Cristina em parceria com várias empresas da capital e apoio fundamental da Uninter.

No final do curso, Izabel Cristina, ciceroneando a atriz  Claudia Alencar, mostrou as belezas de nossa terra visitando pontos turísticos e conhecendo as diversidades na gastronomia, na cultura e na arte e foi então que teve um contato maior, além do curso, com LuisApurinã que relatou como vivem os indígenas, seus costumes e seus símbolos impressos, mostrando nos braços onde localizam-se a maioria das ilustrações e seus significados.

Foi então que Claudia Alencar resolveu levar uma lembrança dessa cultura pedindo ao LuisApurinã que pintasse em seu braço, mesmo no aeroporto Jorge Teixeira na hora do embarque, os traços que simbolizam a força da onça valente, guerreira com uma tintura da fruta Jenipapo ainda verde. E assim foi feito e Claudia, emocionada, agradeceu afirmando que a lembrança de Rondônia, de LuisApurinã - da rica cultura do povo indígena e da força da onça farão parte de sua vida para sempre!

AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLÉIA/RO SOBRE REDUÇÃO DO IPVA PARA 1%

Em plena sexta-feira, dia da semana em que há pouco movimento na sede da Assembleia Legislativa de Rondônia, quando a maioria dos parlamentares dirigem-se às suas cidades de origem, foi realizada a audiência pública para tratar da campanha IPVA 1%. E foi que aconteceu a grande surpresa quando o deputado Hermínio Coelho iniciou os trabalhos – com a galeria lotada – e inúmeras autoridades presentes, desde o presidente da Assembleia deputado Maurão de Carvalho, deputado Ribamar Araújo e integrantes do Detran/RO incluindo o Diretor Geral Acácio Figueira dos Santos, procuradores, vereadores, membros da Associação dos Municípios de Rondônia – AROM, sindicalistas, empresários, jornalistas, advogados, taxistas e interessados na redução desse imposto que, como bem explicou o Subtenente Nascimento, idealizador da campanha, é imposto à sociedade sem direito a questionamento dos fins e valores e destino e cujo valor onera significativamente todos os segmentos de veículos automotores todos os anos.

O Deputado Estadual Hermínio Coelho, ao abrir os trabalhos, elogiou a iniciativa de todos os integrantes do movimento, em especial o subtenente Nascimento, que vêm envidando todos os esforços para que a sociedade tenha uma voz diante de fatos com os quais não concorda e essa manifestação legítima, disse o deputado, é a prova de que o povo deve e pode se manifestar diante de assuntos de seu interesse passíveis de mudança.

O subtenente Nascimento justificou o movimento e as razões da necessidade imediata de mudança de forma muito clara e comparativa com outros Estados, abrangendo outras taxas que são cobradas pelo órgão de trânsito, onerando todos proprietários de veículos automotores e que são passíveis de análise e provável redução ou até extinção

Advogados do movimento tiveram oportunidade de falar, expor as razões jurídicas da pretensão de redução, questionaram outras taxas e impostos e também usaram da palavra representantes dos sindicatos de classe, diretor geral do Detran/RO e em certo momento pode-se verificar uma tentativa de mudança de foco para o que era exposto na audiência que em nada busca atingir os servidores da autarquia.

O trabalho de toda equipe que busca a redução do IPVA 1% está em constante mobilização em todo Estado de Rondônia buscando apoio da sociedade rondoniense e também angariando assinaturas para dar forçaao abaixo-assinado que busca mudança da legislação através de um projeto de lei de iniciativa popular. 

Ao final da audiência foi formada uma Comissão de estudos sobre a proposta IPVA 1% composta pelo subtenente Nascimento, Dr. Segundo Andrade, Dr. Evaldo Maia, Marcizo presidente do Conselho dos Despachantes, um representante do Detran/RO, um representante da Sefin e um representantes da Associação dos Municípios de Rondônia, que terão trinta dias para fazer estudo e encaminhar relatório sobre o tema.

CURTAS

• EMAIL

Entre em contato comigo através do email: jussarapvh@ hotmail.com

• BEM ALÉM

Em todos os lugares em que você vai estacionar seu veículo além do espaço ser concorrido ainda temos que aguentar as perguntas de sempre - se podem cuidar – e acaba tendo que ouvir “tia” e “tio” e ao voltar encontrar aqueles restos de papelão arranhando a pintura. Sem dúvida em todos os locais mais frequentados os espaços para estacionamento são extremamente difíceis e a avenidaFarquhar então, com tantos órgãos públicos, em especial a futura inauguração do prédio da Assembleia, irá tornar-se um grande problema – caso não haja espaço para estacionamento no local.

• ABRAÇOS E PROMESSAS

Agora é tudo assim: amigos, abraços, telefonemas atendidos, promessas e mais promessas. Está na hora, alias já estamos atrasados de refletir sobre nosso voto e candidatos para que ocorram mudanças tão desejadas e necessárias.Não caiam nessa de promessas. Pensem nisso porque é hora de realmente fazer valer nosso direito e principalmente olhar, se preferirem votar em detentores de cargos parlamentares, quem realmente está fazendo algo por Rondônia.

• NOMES NOVOS

Muitos nomes novos irão aparecer na próxima eleição. Resta saber como irão bancar as campanhas – que são caras – porque quanto maior o cargo, maior o custo. Resta saber se os partidos irão repassar os valores de forma equânime e o que oferecerão aos candidatos. Vamos pensar em alguns custos: gasolina, veículos, alimentação, deslocamento com hotéis e diárias, banners, tevê (agência de publicidade para produção de vts), sites, adesivos, impressos em geral...sem dúvida o valor é alto mas merecemos nomes isentos e dignos da nossa confiança.

• FAKE NEWS

As notícias falsas estão aí a mil por hora.  É grande a preocupação de todos com essa maldade que pode atingir as candidaturas assim como aconteceu nos Estados Unidos. O melhor é não compartilhar qualquer matéria que seja algo incrível, diferente, extraordinário. Isso porque já está sendo votada pelo congresso matéria a respeito através de uma nova restrição que será incluída no Código Penal. Então...todo cuidado é pouco porque “compartilhar” matéria falsa –também estará prevista na legislação.

ANIVERSARIANTES

A Unimed Rondônia presta suas homenagens aos médicos cooperados que aniversariam, parabenizando-os pela data e desejando muitas felicidades:

  • KacylaTie Araújo Otakara – dia 11 de maio
  • Reginaldo Fernandes Lourenço – dia 11 de maio
  • Rubens Rodrigues Pinto – dia 11 de maio
  • Samuel Castiel Junior – dia 11 de maio
  • Polyana Vargas Teixeira – dia 12 de maio
  • Adalberto Penati – dia 13 de maio
  • Marcos Araújo Chaves – dia 14 de maio
  • Almerindo Brasil Souza – dia 15 de maio

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook