Comarca de Cerejeiras previne abuso sexual com palestras nas escolas

Quebrando o Silêncio iniciou em abril e vai até dezembro.

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 17 de abril de 2019 às 15:41
Comarca de Cerejeiras previne abuso sexual com palestras nas escolas

O Tribunal de Justiça de Rondônia, por intermédio do Núcleo Psicossocial (NUPS) da comarca de Cerejeiras, está desenvolvendo o projeto ‘Quebrando o Silêncio’. O projeto, coordenado pelo juiz da Infância e da Juventude, Bruno Magalhães Ribeiro dos Santos, tem como intuito disseminar informações e semear a prevenção do abuso sexual infanto-juvenil.

A comarca de Cerejeiras possui alto índice de processos de pedido de providência que envolvem casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes.

O projeto teve início neste mês de abril e será finalizado em dezembro, de acordo com o calendário letivo, com encontros mensais voltados a alunos dos ensinos fundamental e médio. Crianças com idades entre 8 e 12 anos irão participar de palestras e dinâmicas nas escolas do município. Profissionais do CERNPS estarão dando palestras, abordando temas como ‘passividade, agressividade e assertividade’, ‘identificação de situação de risco’, ‘contar para alguém e procurar um adulto de confiança’, diferenciar ‘tipos de toques’.

De acordo com a psicologia e ciências sociais, o abuso sexual infantil afeta o desenvolvimento psicossocial da criança e do adolescente, podendo deixar graves sequelas, prejudicando a formação psicológica e social da vítima. No ambiente escolar, crianças e adolescentes passam boa parte de sua rotina diária, sendo um momento propício para receber informações sobre a prevenção do abuso sexual infantil.

Abordar diretamente as crianças para falar sobre abuso sexual se mostram como um procedimento importante. Estudos avaliaram que programas de prevenção no âmbito escolar apresentam estratégias muito úteis. A literatura já demonstrou que crianças que passam por programas de prevenção apresentam maior conhecimento sobre abuso sexual do que aquelas que não participaram.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook