Comarca promove campanha de arrecadação de livros

Obras literárias serão destinadas às unidades prisionais para projeto de leitura

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 19 de novembro de 2020 às 11:44

A parceria entre o Poder Judiciário de Rondônia, Secretaria de Justiça e a Ordem dos Advogados do Brasil, em Presidente Médici, busca incentivar a leitura nas unidades prisionais. A campanha “Conhecimento e Liberdade” consiste em arrecadar livros para que presos possam ter acesso, garantindo a remição de dias de pena, como prevê a recomendação 44, do Conselho Nacional de Justiça. 

magistradaMedici2

A remição da pena é possível por meio do trabalho e do estudo. No caso da leitura, o preso lê uma determinada obra e, posteriormente, é feita uma resenha, que é avaliada por uma comissão. Cada obra lida possibilita a remição de quatro dias de pena, com o limite de 12 livros por ano, ou seja, no máximo 48 dias de remição por leitura a cada 12 meses. “Há uma grande importância, porque além de possibilitar a remissão da pena também amplia o conhecimento dessas pessoas que precisam se ressocializar para o retorno à sociedade. Muitas vezes são pessoas que não tiveram acesso a esses materiais e estudo”, pontua a juíza da comarca e idealizadora da campanha, Angélica Freire. 

O diretor do presídio, Jeci Campos Vieira, diz que a adesão dos reeducandos e presos é grande, mas que o baixo quantitativo de obras nas unidades acaba desestimulando e, por isso, a campanha terá papel importante. “À medida que os presos estão ocupados com essa leitura a tendência é que tenhamos menos problemas nas unidades”, acrescentou o diretor. 

Pontos de coleta  

Os livros poderão ser entregues nos seguintes pontos de coleta: 

– Fórum Prof. Pontes de Miranda, Rua Castelo Branco, 2667 – Centro.

–  Quartel da Policia Militar, Av. Porto Velho, 2169 – Hernandes Gonçalves.

– Policia Mirim, Rua Paraná 3205, atrás do Centro Cultural – Centro.

– Subseção da OAB/RO, Rua Castelo Branco, 2600 – Centro.

– Ministério Público, Av. Dom Bosco, 2693 – Centro.

–  Defensoria Pública, Rua Castelo Branco, 884 – Centro.

Porto Velho

Outras iniciativas com o mesmo objetivo têm produzido bons resultados em Rondônia. Em Porto Velho, o projeto Oficina de Resenha - coordenado pelo Tribunal de Contas do Estado em parceria com a Secretaria de Justiça do Estado e com a Vara de Execuções Penais - acontece em quatro unidades prisionais da capital. Na prática, os apenados que participam leem livros e produzem resenha. Em contrapartida têm remição de um dia de pena. Desde 2018 foram produzidas 570 resenhas, que se transformaram em quase 2 mil dias remidos. O projeto também serviu para inspirar jovens a retomar os estudos. 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook