Comitê traça estratégias para evitar terceira onda de Covid

Reunião foi realizada na manhã desta quinta-feira, na Semusa

Marco Bernardi Fotos: Vinicius Ostrowski
Publicada em 02 de dezembro de 2021 às 15:55
Comitê traça estratégias para evitar terceira onda de Covid

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), começou a traçar estratégias para evitar uma terceira onda do novo coronavírus (Covid), em especial com a iminência da variante Ômicron, que já teve três casos confirmados no Brasil nesta semana.

“Pouco se sabe sobre essa nova variante, mas, ao que tudo indica, se trata de uma versão ainda mais contagiosa. Nosso objetivo, com as ações de enfrentamento, é evitar que a Covid volte a se espalhar em Ji-Paraná e, consequentemente, volte a lotar nossos hospitais”, ressaltou Alinny Rezende Santos Ferreira, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Semusa.

O Comitê de Enfrentamento à Covid se reuniu na manhã desta quinta-feira (2), na sede da Semusa, para definir quais métodos serão adotados para evitar uma crescente de casos no município.

“Nós estamos pedindo para que todos procurem a vacinação, em especial aqueles que, até o momento, não tomaram nenhuma dose. Também estamos reforçando que as medidas de proteção seguem valendo, como o uso de máscaras, evitar aglomerações e a higienização constante das mãos”, pediu Antelmo de Souza Ferreira, diretor da Divisão de Vigilância Sanitária e presidente do comitê.

A titular da Semusa, Wanessa Oliveira e Silva, destacou que a Divisão de Imunização irá iniciar uma busca ativa pelas pessoas que ainda não completaram a imunização contra a Covid, já que cerca de 20 mil pessoas ainda não tomaram a segunda dose.

“Vamos procurar essas pessoas que ainda não tomaram a segunda dose, perguntar o motivo delas não terem terminado o ciclo de imunização e ofertar a vacina. Precisamos controlar a terceira onda, antes mesmo dela chegar, para preservar a vida dos nossos moradores”, alertou Wanessa.

Em Ji-Paraná, mais de 91 mil pessoas receberam a primeira dose das vacinas contra Covid, o que corresponde a aproximadamente 70% da população, segundo a estimativa populacional realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A segunda dose, ou a vacina de dose única, foi aplicada em mais de 70 mil pessoas, ou cerca de 54%.

“Desde a semana passada, iniciamos a vacinação diária nas Unidades Básicas de Saúde [UBS]. Todos os dias, das 13h30 às 17h, as unidades oferecem a primeira, segunda e terceira dose das vacinas. Além das UBS, também realizamos ações em pontos estratégicos, como no Atacadão e no IG Shopping”, explicou Cristiane Della Libera, diretora da Divisão de Imunização da Semusa.

Neste sábado (4), será realizado o Dia V da Vacinação contra a Covid, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A campanha acontece em todas as UBS, das 8h às 13h, e no IG Shopping, na Avenida das Seringueiras (T-14), das 16h às 22h.

Participaram da reunião a titular da Semusa, Wanessa Oliveira e Silva; o gerente geral administrativo da pasta, Ivo da Silva; a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Alinny Rezende; o diretor do Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz; Cristiano Ramos; o diretor da Divisão de Vigilância Sanitária, Antelmo de Souza Ferreira; a diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB), Kellen Nayara Cardoso; o diretor do  Departamento de Serviços Especializados (DSE), Relrisson de Souza Soares; a diretora da Divisão de Imunização, Cristiane Della Libera; e o responsável técnico da Divisão de Imunização, Marcelo Silva Maia.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook