Como funciona o pré e pós operatório nas cirurgias plásticas

O procedimento de qualquer cirurgia plástica é realizado em pacientes que desejam mudar algo relacionado a sua forma física, sendo um tipo de procedimento que é 100% opcional

Da redação/ Foto: Divulgação
Publicada em 02 de dezembro de 2021 às 15:23
Como funciona o pré e pós operatório nas cirurgias plásticas

Fazer uma cirurgia plástica certamente é o sonho de muitas mulheres e até mesmo de muitos homens pelo Brasil. Mas, o que muitas pessoas de ambos os sexos ignoram e até mesmo desconhecem, são os cuidados necessários no pré e pós operatório das cirurgias plásticas, que são essenciais para o sucesso desse procedimento ser ainda mais completo.

O procedimento de qualquer cirurgia plástica é realizado em pacientes que desejam mudar algo relacionado a sua forma física, sendo um tipo de procedimento que é 100% opcional. Dado ele não ser obrigatório e nem estar ligado à manutenção da boa saúde do corpo, é muito importante que a pessoa conheça o procedimento a que estará sendo submetida e que esteja segura de querer realizar mesmo essa alteração no seu corpo.

Nos tópicos a seguir, falaremos com mais detalhes sobre os cuidados pré e pós-operatório relacionados às cirurgias plásticas, que devem contar com uma competente equipe multidisciplinar para preparar adequadamente a mente e também o corpo do paciente para a iniciação da cirurgia plástica.

Cuidados gerais relacionados a cirurgia plástica

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica define, em um primeiro momento, as recomendações que são necessárias de serem cumpridas em todas as etapas da cirurgia plástica (pré e pós operação). São elas:

  • O paciente deve ter uma conversa bem esclarecedora e aberta com o cirurgião médico responsável pela sua cirurgia, para que ele possa entender todo o processo ao qual o seu corpo será submetido durante a cirurgia plástica;
  • O cirurgião escolhido para a realização da cirurgia plástica deve ser capacitado e uma referência no meio da beleza, como é o caso do Dr. André Ahmed, que é considerado como uma referência nacional em cirurgias plásticas;
  • É necessário também um bom e completo acompanhamento multidisciplinar (de um psicólogo, nutricionista, etc) para ser feito tanto no pré quanto no pós-operatório da cirurgia plástica.

Cuidados gerais relacionados ao pré cirurgia plástica

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica define as recomendações que são necessárias de serem cumpridas na etapa de pré cirurgia plástica:

  • O médico responsável deve solicitar uma investigação médica mais completa do paciente que irá fazer a cirurgia plástica, que inclui: histórico de doenças no corpo, alergias, medicações de uso regular, uso de álcool, tabagismo ou outras drogas, cirurgias prévias realizadas, uso contínuo de anticoncepcionais, etc;
  • O paciente deve parar de fumar e também suspender algumas medicações que forem analisadas pelo médico responsável antes da realização da cirurgia plástica;
  • O consumo regular de água nos dias antes da realização da cirurgia plástica também é muito indicado;
  • O paciente deverá fazer um jejum completo no dia em que a cirurgia plástica for realizada, não devendo nem mesmo ingerir líquidos ou comidas que não forem recomendadas pelo médico.

Cuidados gerais relacionados ao pós cirurgia plástica

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica define as recomendações que são necessárias de serem cumpridas na etapa do pós cirurgia plástica:

  • As consultas ao médico devem continuar mesmo no pós-operatório;
  • A inclusão de alguns alongamentos na rotina do paciente também é indicada para as pessoas que estão passando pelo pós operatório da cirurgia plástica;
  • A pessoa recém operada não deve carregar peso e nem mesmo fazer qualquer tipo de ação ou movimento que não for recomendada pelo médico;
  • Em algumas cirurgias plásticas, começar a fazer drenagem linfática no pós-operatório também é muito indicado.

A importância dos cuidados para que a cirurgia plástica seja um verdadeiro sucesso

Com todos os cuidados mencionados acima sendo devidamente tomados pelas pessoas submetidas a qualquer tipo de cirurgia plástica, a recuperação do corpo é muito mais rápida e até mesmo muito menos indolor de ser feita.

Com a pessoa tendo muita consciência e paciência das etapas do processo e podendo contar com uma equipe médica eficiente e que a escute em todas as etapas e processos relacionados a cirurgia plástica, esse procedimento certamente será muito mais facilmente realizado, e a pessoa não terá nenhum medo futuro ou até mesmo más lembranças relacionadas à ter feito uma cirurgia plástica em seu corpo.

Esse cuidado com a escolha dos profissionais que estarão por trás da realização da cirurgia plástica é muito importante, dado que milhares de pessoas ao redor do mundo sofrem com traumas irreversíveis causados pelo mal atendimento durante uma cirurgia plástica.

Se você quer conhecer mais sobre esse universo, continue navegando em nosso site!

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook