Como as plataformas de ensino online têm revolucionado a maneira pela qual se tem acesso a novos saberes

A educação é uma das grandes beneficiadas pelo rápido avanço das inovações tecnológicas e dos meios de comunicação nas últimas décadas

Redação
Publicada em 30 de junho de 2022 às 15:38
Como as plataformas de ensino online têm revolucionado a maneira pela qual se tem acesso a novos saberes

Com a popularização da internet, o ensino online tem se expandido cada vez mais, possibilitando a qualificação pessoal e profissional de milhares de pessoas, mesmo a distância. A partir de aparelhos eletrônicos como computadores, smartphones e tablets, os alunos que escolhem esse tipo de modalidade podem aceder a novos conhecimentos e melhorar o currículo profissional sem necessidade de sair de casa.

Benefícios básicos do ensino virtual

Com a rotina do dia a dia, um dos grandes destaques do ensino virtual é flexibilidade de horário que o sistema oferece, inclusive para quem trabalha remoto. A maioria das capacitações virtuais não exige horário fixo de aula: o aluno consegue acessar as videoaulas quando quiser, no momento mais conveniente para os seus estudos.

Por outro lado, as plataformas de ensino virtual são grandes aliadas na hora de controlar as finanças. O bom é que para aceder aos conteúdos não é preciso desembolsar uma fortuna, isso porque os valores e mensalidades dos cursos online Crehana costumam ser bastante mais baratos (aproximadamente 70%), em relação aos cursos oferecidos em uma instituição de ensino presencial.

Sem contar de que os custos fixos como alimentação e transporte podem ser economizados estudando de forma virtual. Uma ótima solução para quem pretende adquirir novos saberes, mas não conta com boas condições econômicas e precisa trabalhar além de estudar.

O mercado das plataformas e-learning

Atualmente, o mercado oferece uma enorme quantidade de sites gratuitos e pagos, voltados para a aprendizagem dos mais diversos tipos de conhecimentos, onde é possível conseguir uma boa formação por meio de conteúdos de aula, atividades, trabalhos e avaliações, a um clique de distância.

Cada plataforma de ensino segue sua própria linha de raciocínio, algumas focam no conteúdo e outras na variedade de cursos online. Existem também sites dedicados a oferecer capacitações com entrega de certificado, ou seja, um documento comprovativo das competências adquiridas pelo aluno. Dependendo da área, as certificações são muito valoradas e requeridas pelas empresas na hora da contratação de um profissional.

Na era virtual, o objetivo desse tipo de modalidade de ensino é manter os profissionais informados e qualificados para se destacar no mercado de trabalho, cada vez mais acirrado e competitivo.

O que é preciso saber antes de começar sua jornada de ensino virtual

Como mencionado, a internet facilita o acesso a novos saberes diversificados, aprimorando competências e formando profissionais bem capacitados. Porém, com a quantidade de cursos online crehana disponíveis para todos os níveis e idades, é normal ficar um pouco perdido, e pode parecer uma tarefa difícil descobrir qual o curso que melhor se adequa as necessidades e preferências de cada um. Assim, é importante definir bem os critérios para não errar na escolha.

Como vimos, o mercado é bastante amplo e é preciso pesquisar bem para definir o melhor curso a ser feito. A escolha por um ou outro deve ser feita baseada em vários fatores, mas principalmente nos gostos e talentos de cada aluno, no orçamento que possua e no tempo que possa dedicar ao estudo. Afinal, ninguém quer se matricular em um curso e não se dedicar exclusivamente a ele, não é?

Cursos online mais populares entre o público brasileiro

Como dito, os cursos online são uma ótima e conveniente escolha para quem está procurando aceder a novos saberes e conseguir uma melhor posição no mercado de trabalho, mas não conta tempo ou dinheiro para se deslocar até uma instituição de ensino tradicional.

Pensando nisso, fizemos aqui um listado com os cursos oferecidos por diversas plataformas de ensino virtual que atualmente estão bombando entre o público brasileiro. São somente algumas opções para comparar com seu perfil! Confira!

·Programação

A Tecnologia da Informação é uma área que costuma estar entre os primeiros lugares dos cursos mais procurados não somente no Brasil, como no mundo todo. Isso porque o setor está em constante crescimento, em busca de profissionais qualificados para atender a demanda de grandes empresas.

Para aqueles que tenham afinidade com cálculos matemáticos, operações na nuvem e um bom domínio do idioma inglês, o curso mais indicado a se fazer é o de programação.

O foco fica no desenvolvimento de sites, aplicativos e softwares, sendo possível até trabalhar com o desenvolvimento de jogos. Se o aluno não tiver experiência, o ideal é começar com as linguagens de programação, como Python, JavaScript ou Ruby. Existem cursos particulares para cada uma das linguagens.

·Marketing Digital

Na era virtual, a comunicação digital é essencial para o bom desempenho de qualquer negócio. Ela contribui em grande medida para atrair novos clientes e faz com que a imagem da empresa se destaque no mercado.

Uma boa escolha, portanto, é investir em cursos de Marketing Digital. Community Manager, Social Media, Designer e SEO (Search Engine Optimization) são algumas das opções para se especializar nesse universo.

É importante saber que para obter sucesso na área é preciso gostar de fazer estadísticas, estabelecer objetivos, ser organizado e adorar o mundo das redes sociais.

·Inglês

Os cursos relacionados com a aprendizagem ou aprimoramento do idioma inglês está sempre em alta entre os brasileiros. Isso porque a língua é considerada a mais universal do mundo, a da comunicação internacional, que garante crescimento profissional e boas oportunidades de trabalho para quem dedica tempo a estudá-la.

Existem vários cursos de inglês - gratuitos e pagos - disponíveis na internet. Alguns mais completos do que outros, com videoaulas, programas e textos. A maioria dos cursos podem ser começados a qualquer momento. O único requerimento é ter acesso a um dispositivo eletrônico e a uma boa conexão com a internet.

Independentemente do curso escolhido, o importante é que o aluno saiba que a modalidade virtual tem suas particularidades. É preciso conciliar os compromissos e ser muito organizado para se sair bem nos estudos. Portanto, só escolha se matricular em um curso online se realmente está disposto a se dedicar!

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook