Como cuidar da sua tatuagem corretamente?

A boa cicatrização é fundamental para que o resultado final fique perfeito. Veja dicas e tire suas principais dúvidas sobre o assunto!

Da redação/Foto: Ilustrativa
Publicada em 16 de maio de 2022 às 10:33
Como cuidar da sua tatuagem corretamente?

Preparar o psicológico, escolher o desenho e procurar o profissional com traços perfeitos são parte importante do processo de quem vai fazer uma tatuagem, que, afinal, é uma arte que pode ficar para sempre na sua pele. No entanto, um dos cuidados mais importantes antes da tatuagem é escolher uma boa data.

A definição do dia deve levar em conta não apenas a sua disponibilidade de agenda e a do tatuador, mas também um período em que, pelo menos nos próximos 15 dias, você conseguirá cuidar da nova tatuagem. Além disso, a hidratação corporal deve ser reforçada, assim como várias outras dicas que vamos ressaltar a seguir.

O seu tatuador é a melhor pessoa para te orientar sobre todos os cuidados necessários com a nova arte na pele. No entanto, elas podem variar de profissional para profissional. O uso do plástico, por exemplo, é controverso. A seguir, respondemos às principais dúvidas sobre o assunto.

Por que a escolha da data faz diferença?

Para uma boa cicatrização, é fundamental que você se resguarde nos primeiros dias. Exposição ao sol ou banhos de piscina, de rio ou de mar devem ser evitados por cerca de duas semanas. Se você tem alguma viagem marcada, deixe a tatuagem para o retorno. 

O mesmo vale para eventos com aglomerações nas quais as pessoas podem esbarrar na pele ainda machucada, como Carnaval de rua ou shows. 

Por que o período de cicatrização é tão importante?

O motivo é que a tatuagem causa microferimentos na pele, e eles podem inflamar e favorecer o surgimento de alergias e irritações em algumas pessoas. Os cuidados visam evitar que isso aconteça para que o desenho não sofra alterações.

Devo ou não usar o plástico?

Há quem diga que a pele precisa respirar e quem defenda que ela precisa ficar protegida nos primeiros dias. Converse com o seu tatuador sobre isso. A maioria concorda com o uso do plástico filme pelo menos nas primeiras horas, no trajeto do estúdio para casa. Lembre-se de que o plástico não deve ficar muito apertado.

Como reforçar a higiene e a hidratação?

A higiene e a hidratação devem receber atenção especial nos primeiros dias. O ideal é sempre lavar bem as mãos antes de tocar a tatuagem, e lavá-la ao menos uma vez ao dia com sabonete neutro e antisséptico. Depois da primeira semana, já pode lavar a tatuagem no banho normalmente.

A hidratação da pele também é fundamental para a boa cicatrização. Você pode usar pomadas cicatrizantes, óleo de coco ou cremes hidratantes, conforme orientação do seu tatuador. O ideal é passar algumas vezes ao dia, mas sem exagero para que a área não fique oleosa demais.

Hidratar a área das suas tatuagens, inclusive, é um hábito que você deve levar para a vida, mesmo após anos, pois evita que elas desbotem. Beber pelo menos dois litros de água por dia também ajuda na hidratação no longo prazo.

É verdade que alguns alimentos devem ser evitados?

É verdade, e essa é uma preocupação que deve começar alguns dias antes de fazer a tatuagem e se estender até que ela esteja totalmente cicatrizada. Frituras e alimentos que podem prejudicar o processo, como carne de porco, devem ser evitados.

O uso de bebidas alcóolicas e o cigarro também não são recomendados nos primeiros dias, pois também podem atrapalhar a cicatrização.

Pode coçar e retirar a casquinha?

A maioria das tatuagens coça nos primeiros dias, mas a recomendação dos tatuadores é unânime: evite coçar. Algumas pomadas e a própria hidratação podem ajudar a aliviar a sensação. Se a tatuagem criar casquinha, o recomendado é também não arrancar, pois isso pode estragar o desenho.

Devo passar protetor solar para sempre?

O protetor solar é indicado para todas as partes do corpo que forem expostas ao sol. As áreas com tatuagem mais ainda. O produto protege a pele e ajuda a evitar que ela descasque, o que pode danificar a tatuagem.

Posso fazer autobronzeamento?

Não é recomendado se bronzear antes de fazer a tatuagem para que o tom da pele não interfira no resultado final do seu desenho. No primeiro mês, também não é adequado pegar sol. 

Depois que a tatuagem estiver cicatrizada, no entanto, você pode aplicar o bronzeador como fazia antes. Só não se esqueça da proteção UV e de reforçar a hidratação depois. 

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook