Como escolher o tênis ideal para caminhar?

Ter um tênis confortável é fundamental para exercer diferentes atividades no cotidiano, especialmente a prática de exercícios físicos. Confira algumas dicas do que considerar antes de escolher um modelo

Da redação/ Foto: Divulgação
Publicada em 19 de novembro de 2021 às 09:40
Como escolher o tênis ideal para caminhar?

Praticar atividades físicas regularmente requer diferentes cuidados, como ter acesso a um local apropriado para isso, contar com bons profissionais para supervisionar os movimentos, adequar o ritmo dos treinamentos e ter equipamentos de qualidade.

Além disso, o vestuário e o calçado são elementos fundamentais nesse processo. Caminhar, correr ou fazer exercícios localizados para as pernas na musculação sem um tênis confortável atrapalha a realização dos movimentos.

Assim, ter um tênis macio é fundamental para garantir não só conforto, mas também a saúde dos pés e do corpo como um todo. Se você deseja renovar os pares de tênis no seu armário, confira algumas dicas para escolher os melhores para uma boa caminhada!

Adaptação anatômica

Um bom tênis para caminhar deve ter recursos e adaptações anatômicas para proporcionar o maior conforto possível. Vale lembrar que a espuma situada na base do tênis, responsável por acomodar bem o pé e absorver impactos, vai afundando gradualmente à medida que ele é utilizado, e nunca recupera totalmente o seu formato e maciez.

Dependendo da frequência com que as caminhadas são realizadas, pode ser que seja necessário trocar de tênis de uma a duas vezes por ano. Quanto mais intenso é o cotidiano das atividades físicas, menor costuma ser a duração do tênis. 

Uma dica simples para verificar se o tênis possui um design anatômico é ver se ele tem uma estrutura de espuma para o tornozelo, com formato mais curvilíneo e um pouco mais elevado em comparação ao restante do pé. Isso é fundamental para garantir a flexibilidade dessa região — uma das mais impactadas na caminhada, junto com os joelhos.

Tamanho e palmilha

Outra característica importante é evitar tênis muito apertados ou largos para o seu pé. O ideal é que ele tenha um ou dois centímetros a mais do que o maior dedo do seu pé. Uma dica básica, já que a maioria das pessoas tem pequenas diferenças no tamanho dos membros inferiores, é sempre experimentar os dois tênis antes de comprar.

De preferência faça isso à noite, pois é nesse período do dia que o pé fica levemente mais inchado, devido às atividades e os deslocamentos realizados durante o dia.

Outro item fundamental para analisar são as palmilhas de tênis, cuja responsabilidade é acomodar o pé de forma correta dentro do calçado. Dependendo do modelo de tênis, é possível que a palmilha seja removível (o que facilita a higienização do calçado) ou ortopédica.

A respirabilidade do tênis também é fundamental. Esse item deve ter uma boa capacidade de ventilação, para evitar desconforto e o surgimento de problemas como micoses. Prefira os modelos que possuem um tecido ventilado na sua parte superior.

Manutenção

Ter o hábito de caminhar é simples e traz inúmeros benefícios para a sua saúde, como melhorar a condição cardiovascular, fortalecer músculos, ossos e articulações, aumentar a sensação de bem-estar, reduzir alguns sintomas da depressão, entre outros. 

É comum ficar na dúvida sobre qual modelo é melhor para o seu biotipo e atividade, por isso, considere as dicas elencadas acima para te ajudar a escolher. Além disso, lembre-se de manter os cuidados para uma boa manutenção do tênis: limpá-lo regularmente, não guardá-lo se estiver úmido e, assim que chegar em casa após a corrida, deixá-lo em uma área com bastante circulação de ar. 

Ainda, entende-se que a espuma pode durar mais se houver mais tempo de descanso entre os usos do tênis. Veja se isso se encaixa no seu cotidiano. 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook