Lei do deputado Alex Silva é sancionada e garante ao idoso ter acompanhante em bancos e comércios de Rondônia

Idoso que se sentir prejudicado em decorrência do descumprimento da Lei, poderá acionar o PROCON

Assessoria/Parlamentar
Publicada em 18 de novembro de 2021 às 14:31
Lei do deputado Alex Silva é sancionada e garante ao idoso ter acompanhante em bancos e comércios de Rondônia

Muitas pessoas idosas possuem boa saúde, porém há àquelas, que devido à idade avançada, são frágeis, e não possuem 100% da sua mobilidade, necessitando de acompanhante/cuidador, para ajudá-las na mobilidade e no processo de cognição, até mesmo para sua segurança, evitando assim assédio e golpes de pessoas oportunistas. 

Deste modo, o deputado estadual Alex Silva (Republicanos), apresentou em fevereiro deste ano, o Projeto de Lei que assegura à pessoa idosa, o direito a acompanhante em estabelecimentos bancários, comerciais e em todos que necessitem de auxílio, no estado de Rondônia. E agora, a Lei nº 5.139, foi sancionada e na última segunda-feira (8), publicada no Diário Oficial da União.

Muitos estabelecimentos, principalmente bancários, limitaram o número de pessoas no seu recinto devido os efeitos da pandemia da Covid-19, porém, o idoso muitas vezes acabava ficando desamparado de auxílio de pessoas de sua confiança e vulneráveis a golpistas.   

“Fico muito satisfeito em poder contribuir com a melhoria de vida daqueles que tanto já fizeram por todos nós, e de suas respectivas famílias, afinal, o direito do idoso deve ser garantido sempre! Dá ao idoso a garantia de ter seu acompanhante é indispensável, e se faz necessário para auxiliá-lo em suas atividades cotidianas e evitar constrangimentos e humilhações”, afirmou o parlamentar.

O idoso que se sentir prejudicado em decorrência do descumprimento da Lei, poderá acionar o PROCON/RO através do número 151, a fim de que a Lei seja cumprida integralmente, e os estabelecimentos que desobedecerem ficam sujeitos a multa de 10 (dez) UPF/RO, podendo o valor da multa ser dobrada em casos de reincidência.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Fascismo ontem e hoje

Fascismo ontem e hoje

O ressurgimento, pois, do fascismo continua possível, sobretudo, hoje – mesmo que não se revista agora exatamente das mesmas formas históricas de que se revestiu no passado