Como explorar diferentes texturas na decoração do quarto

As texturas transformam qualquer cômodo e trazem mais personalidade para o ambiente

Da redação/ Foto: Divulgação
Publicada em 24 de janeiro de 2022 às 09:29
Como explorar diferentes texturas na decoração do quarto

Quando se trata de decoração, a textura é uma tendência que aguça os sentidos, ligando o ambiente às luzes, sombras e sensações — sobretudo no quarto, que deve ser um cômodo confortável e acolhedor.

Escolher qual o melhor tecido para lençol, móveis estofados, revestimentos cerâmicos, papel de parede 3D, almofadas, cortinas, entre outros itens que compõem o ambiente, são aliados nesse quesito.

Isso porque, de modo geral, podemos dividir as texturas empregadas na decoração de um espaço em quatro grandes grupos: tecidos, madeiras, metais e pedras. Neste artigo, você vai conferir dicas de como fazer um mix de texturas no seu quarto sem errar. Acompanhe a leitura!

Como harmonizar diferentes texturas no quarto?

A grande diferença entre o quarto e os demais cômodos de uma casa é que se trata de um ambiente de descanso, que deve ter poucos estímulos para que você possa relaxar.

No entanto, isso não significa que seja um espaço sem graça. Pelo contrário: ele não só pode, como deve ser visualmente agradável e carregado de personalidade.

Para isso, basta escolher os itens, os materiais e as cores certas, além de saber combiná-los entre si. Nesse sentido, o uso de texturas faz toda a diferença, proporcionando conforto e bem-estar.

Confira abaixo alguns itens que você pode adicionar ao seu quarto, explorando as diversas opções de texturas que eles oferecem.

Cabeceira da cama

A cabeceira desempenha um papel importante na decoração do quarto. Além disso, existem diversas cores, modelos e materiais, o que a transforma em um móvel que pode agregar muito ao fator textura.

Se você tem o hábito de ler ou assistir TV na cama e busca por conforto para se escorar, a cabeceira estofada é a melhor opção. Entre os tecidos que contrastam muito bem com materiais como madeira, comumente utilizado em camas e mesas de cabeceira, estão o couro e o veludo.

Papel de parede

Uma das formas mais simples de inserir textura e personalidade ao quarto é apostar no papel de parede. Como existem diversos acabamentos e padronagens, além da possibilidade de personalização, é possível criar uma proposta de decoração bastante individualizada.

Para harmonizar com uma cabeceira de veludo e mesinhas de cabeceira de madeira, você pode optar por um papel de parede 3D de tijolinhos. Se quiser trazer ainda mais destaque para a parede, basta adicionar alguns pontos de luz estratégicos.

Piso

Normalmente, o piso é a base de toda a decoração, pois além de revestir todo o ambiente, ele dita o clima do ambiente. Pisos mais escuros, em tons de madeira, são mais quentes e aconchegantes. Já pisos mais claros, em tons de mármore e cimento queimado, são mais frios e clean.

No entanto, nada impede que você tenha um piso mais claro e o seu quarto seja aconchegante, desde que você combine-o com outros elementos quentes, como madeira, tons terrosos, etc.

Tapetes

O tapete é um acessório que ajuda a definir o estilo do cômodo, melhora a acústica e traz mais aconchego. Além disso, tapetes mais volumosos trazem textura e contrastam muito bem com móveis mais lisos e simples, deixando o quarto mais bonito e sofisticado.

Um tapete feito de lã tem uma textura marcante, carrega personalidade e aquece o quarto, sobretudo quando usado sobre um piso de cimento queimado ou um piso frio de cerâmica, por exemplo.

Almofadas

Por fim, as almofadas são itens que oferecem total liberdade para que você explore as texturas de forma criativa e sem medo de errar. Afinal, caso o resultado não seja do seu agrado, basta trocar as capas.

Portanto, divirta-se e faça composições que reflitam sua personalidade, desde que, é claro, façam sentido junto à decoração do quarto.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook