Como fazer hidratação no cabelo em casa?

Confira o passo a passo para um cuidado caseiro com resultados dignos de salão de beleza!

Da redação
Publicada em 23 de julho de 2021 às 10:56
Como fazer hidratação no cabelo em casa?

O cabelo exige alguns cuidados que vão além de lavar e secar. A hidratação, por exemplo, é uma grande aliada para quem busca fios macios, fortes e com brilho. No entanto, nem sempre é possível ir ao salão para fazer o procedimento com especialistas.

A boa notícia é que a hidratação caseira é tão eficiente quanto a hidratação do salão. Os produtos, que oferecem vitamina para cabelo, são facilmente aplicados nos fios e podem ser encontrados em farmácias, supermercados e lojas especializadas. Confira abaixo as principais dicas para alcançar um ótimo resultado.

Escolha produtos adequados para o seu cabelo

O primeiro passo para fazer uma boa hidratação caseira é utilizar os produtos certos. Para isso, você deve conhecer o seu tipo de cabelo, que pode ser crespo, liso, ondulado, cacheado, seco, oleoso, descolorido ou misto.

Em caso de dúvidas, consulte um dermatologista para descobrir qual é o seu tipo de cabelo. Assim, poderá comprar shampoos, condicionadores, cremes e máscaras que sejam adequados a ele. Existem diversas opções do mercado e, com certeza, algumas funcionarão perfeitamente em você.

Veja quais são os princípios ativos dos produtos

A embalagem do produto informa quais são seus princípios ativos. Você já deve ter reparado que algumas máscaras usam aloe vera, manteiga karité ou óleo de coco, por exemplo. Esses princípios possuem funções diferentes, sendo mais ou menos indicados de acordo com as características do seu cabelo.

Os óleos de argan e de coco são ótimas opções para quem tem cabelos secos ou danificados. Já os fios oleosos ou mistos são beneficiados por produtos com aloe vera, abacate e substâncias antioxidantes. Itens com manteigas na composição, como a karité, são indicados para fios opacos. Com essas informações em mãos, fica mais fácil escolher o produto adequado.

Lave o cabelo antes de aplicar o creme ou a máscara de hidratação

Quer um resultado signo de salão de beleza? Então aposte em uma lavagem caprichada dos fios. Primeiro, use um shampoo antirresíduos para uma limpeza profunda, que vai abrir as cutículas dos fios que vão receber o tratamento. Depois, use seu shampoo tradicional e lave os cabelos novamente.

Com os fios lavados, é hora de enxaguá-los com bastante água. Em seguida, tire o excesso de umidade com uma toalha e aplique o produto de hidratação três dedos abaixo da raiz. Espere agir e enxágue as madeixas. Por fim, use o condicionador para fechar as cutículas dos fios e enxágue, novamente, com água abundante.

Siga as indicações do rótulo do produto

O rótulo do produto sempre indica a melhor maneira de aplicá-lo, especificando o tempo que ele deve permanecer nos fios. Em geral, eles atuam rapidamente, entre 3 e 10 minutos. Então, saiba que não há necessidade de ultrapassar o período indicado na embalagem.

Os produtos de beleza estão cada vez mais tecnológicos e são desenvolvidos para facilitar a vida da mulher moderna. Algumas pessoas deixam o produto por um período maior e acham que essa ação vai potencializar os resultados, mas pode acontecer o efeito contrário. Portanto, confie no tempo indicado na embalagem.

Use água fria para enxaguar os cabelos

A água fria ajuda a fechar as cutículas dos fios, deixando o cabelo ainda mais brilhante. Por isso, ela é mais indicada para finalizar o enxágue após o tratamento caseiro.

Contudo, se você não é fã de água gelada, saiba que é possível usar água em temperatura média. De qualquer forma, evite temperaturas muito altas para não prejudicar o resultado da sua hidratação caseira.

Receitas caseiras também são uma opção

Além dos cremes e das máscaras prontas, é possível fazer uma hidratação com produtos caseiros. Receitas com babosa, abacate e óleo de coco são facilmente encontradas na internet, mas lembre-se de procurar opções adequadas ao seu tipo de cabelo.

O passo a passo da hidratação é o mesmo, começando pelo shampoo antirresíduo. A única diferença é a máscara de hidratação que será aplicada. No final, lembre-se de usar um condicionador e enxaguar as madeixas com água gelada.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook