Como fazer uma decoração escandinava para quartos

Conheça as quatro regras básicas da decoração escandinava para ambientes e decore seu dormitório

Da redação/Foto: Créditos: Andrea Davis/ Pexels
Publicada em 21 de junho de 2022 às 17:56
Como fazer uma decoração escandinava para quartos

Se você gosta de um ambiente minimalista, precisa conhecer a decoração escandinava. Originária da Escandinávia e amplamente conhecida por volta dos anos 50, essa estética europeia tem se popularizado no Brasil devido às suas características leves, que funcionam em qualquer ambiente.

Essa decoração, por ser, além de minimalista, aconchegante e simples, é perfeita para dormitórios: sem muitas distrações, ela é ideal para ambientes que são utilizados para relaxar e dormir, valorizando tons claros e madeira para trazer leveza. E o melhor é que ela também é simples de ser usada: mudar um jogo de lençol, pintar uma parede e colocar uma ou duas plantas no quarto já traz grandes diferenças para essa decoração.

Confira agora algumas dicas para transformar seu quarto com a decoração escandinava!

Cores neutras devem ser predominantes

Na decoração escandinava, o branco é predominante. Porém, bege e cinza também têm espaço e costumam aparecer em ambientes escandinavos: esses tons ajudam a iluminar o espaço, além de torná-lo clean.

Por isso, prefira que as paredes, os lençóis, as fronhas e outras roupas de cama tenham cores que variem entre o branco, o cinza e o bege. Quando falamos sobre as roupas de cama, prefira que elas sejam lisas.

E, se você quiser quebrar o branco, tente adicionar uma manta de tom terroso à decoração. Apesar de não fazer parte da decoração minimalista, esse tipo de cor combina com as plantas que, como você verá, também são muito utilizadas na decoração escandinava.

Em relação aos móveis, o destaque vai para a madeira de tons claros e neutros, que combinam com o ambiente e o tornam agradável.

Luz natural ganha destaque

Por ter sol por poucas horas no dia, a Escandinávia é um país que valoriza muito a luz natural. Por isso, quando falamos de decoração escandinava, falamos sobre valorizar ambientes iluminados.

Ambientes com decoração escandinava geralmente tem janelas e portas grandes, que contribuem para a entrada da luz natural. Porém, ter uma iluminação artificial bem estruturada, com luzes brancas, pode ajudar a alcançar bons resultados nesse quesito.

Tenha plantas no quarto

Plantas, além de serem boas peças decorativas, deixando o quarto mais elegante, ajudam a eliminar toxinas e a purificar o ar. Por isso, elas estão presentes na decoração escandinava, contribuindo para um ambiente mais gracioso.

Entre as espécies recomendadas para se colocar em um dormitório estão cactus, alfazemas, suculentas e espada de São Jorge. Antes de escolher qual usar, é necessário saber qual se adapta melhor em cada ambiente. O lado positivo é que, com a iluminação natural proporcionada pela decoração escandinava, as plantas vão ficar bem em qualquer quarto que tenha bastante luz.

Objetos simples e linhas retas

Como você já sabe, simplicidade é a palavra chave nesse tipo de decoração. E isso não é diferente quando se trata dos objetos que fazem parte do quarto. Para decorar o cômodo, vale utilizar a regra das cores neutras e acrescentar mais uma: objetos que tenham linhas retas.

As linhas retas são predominantes nos móveis escandinavos: por serem neutros, esse estilo de modelagem de mobília é adaptável a qualquer decoração, além de proporcionar conforto para quem os usa e serem mais funcionais. Por isso, é preciso evitar curvas em móveis e objetos se você está utilizando a decoração escandinava em seu quarto.

E procurar objetos simples e feitos com linhas retas é mais simples do que você pensa: porta-retratos, luminárias, tapetes e caixas organizadoras são apenas alguns dos objetos existentes que, além de simples, têm as famosas linhas retas.

Porém, fique atento: o minimalismo também é uma palavra de ordem na decoração escandinava. Por isso, não exagere nos objetos decorativos presentes no quarto: vá sempre pela regra do menos é mais para manter seu ambiente aconchegante.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook