Como melhorar a velocidade da internet? – Confira 2 dicas essenciais!

Felizmente, sim, e hoje vamos ensinar como fazer isso

Da redação/Foto: Ilustrativa
Publicada em 30 de maio de 2022 às 16:08
Como melhorar a velocidade da internet? – Confira 2 dicas essenciais!

Como melhorar a velocidade da internet? Quais são as táticas que podemos usar para melhorar a qualidade de nossa conexão internet fibra? É possível deixar um wifi mais rápido do que é hoje? Felizmente, sim, e hoje vamos ensinar como fazer isso. Portanto, caso queira saber como melhorar a velocidade da internet, acompanhe-nos até o final do conteúdo. Vamos lá, leia conosco!

Como melhorar a velocidade da internet: verifique o problema

A velocidade da conexão depende de inúmeros fatores. A única coisa com que a maioria dos usuários se preocupa, no entanto, geralmente são os efeitos de uma conexão lenta: uma página da Web que leva vários segundos para carregar, um vídeo que trava, um jogo que fica constantemente atrasado.

Muitos, mais ou menos instintivamente, são levados a acreditar que a responsabilidade pela velocidade de navegação é do prestador de serviço. Pelo contrário, o usuário também pode fazer muito para tentar melhorar a conexão com a internet.

Antes de mergulhar de cabeça na otimização de conexão, no entanto, verificamos que isso realmente tem problemas. Como podemos fazer? A resposta é simples: um teste de conexão.

Teste a velocidade da sua conexão com a internet

Um parâmetro útil para entender se a conexão realmente está com problemas é o valor da velocidade. Para verificar isso, basta realizar um teste de conexão. Inúmeras ferramentas estão disponíveis na rede para realizar o chamado teste de velocidade.

Esses softwares não fazem nada além de medir o tempo que a conexão leva para fazer download e upload de um arquivo de tamanho conhecido. Como o teste visa verificar a qualidade da conexão, é necessário desativar qualquer dispositivo conectado, para não influenciar no valor do teste.

Além disso, para que a eficiência do wifi não afete o resultado, é aconselhável conectar o dispositivo, através de um cabo Ethernet, diretamente ao roteador. Isso nos permitirá ter um resultado extremamente mais preciso.

Dito isso, um teste muito confiável é o oferecido pelo speedtest.net: na página do site, basta clicar em “Iniciar” e a análise começará automaticamente e mostrará os valores de velocidade da conexão, tanto no download quanto no upload.

Outro dado muito importante é a latência, que é o tempo que a conexão leva para enviar a primeira resposta. Quanto menor esse valor, melhor a qualidade da conexão com a internet.

Depois de realizar o teste de velocidade de conexão, você só terá que comparar os resultados obtidos. Com base neles, você pode determinar se sua conexão está com problemas ou não. Se desejar, existem muitos outros serviços na rede, que você pode realizar para ter uma medição mais precisa da conexão.

Como melhorar a velocidade da internet?

Afinal, e como melhorar a velocidade da internet? Se o teste retornou um resultado de acordo com as especificações contratuais, fica claro que o problema de velocidade de conexão está em outro lugar. Como mencionado, as razões para a conexão lenta podem ser realmente muitas.

Uma dessas razões está definitivamente relacionada ao desempenho do próprio roteador. Para melhorar a velocidade da conexão, é necessário antes de tudo entender o que é um roteador.

Os roteadores modernos, na realidade, são chamados assim de maneira inadequada, porque também contêm um modem: dessa forma, transmitem informações na rede e criam simultaneamente uma rede de conexão. Isso pode ser acessado de forma cabeada, ou seja, através de um cabo que conecta o dispositivo ao roteador ou à conexão wifi.

É o último que geralmente determina a qualidade da velocidade da conexão. Por exemplo, se o roteador estiver localizado a uma grande distância do dispositivo e houver vários obstáculos entre eles, a velocidade da conexão poderá ser facilmente menor.

Melhore sua conexão WiFi posicionando melhor o roteador

Como melhorar a velocidade da internet? Para melhorar a conexão wifi, portanto, é aconselhável colocar o roteador em uma posição estratégica. Por esse motivo, também existem alguns aplicativos que permitem estudar a melhor posição, mas a regra é simples: quanto menor o espaço entre os dois dispositivos, menos obstáculos entre eles e melhor é a conexão.

Um bom conselho de posicionamento é colocar o roteador na parte superior, pois ele tende a encontrar menos obstáculos.

Aumente a velocidade da sua conexão WiFi reduzindo o número de dispositivos conectados

O número de dispositivos conectados também pode afetar negativamente a qualidade da conexão wifi. Hoje em dia, na casa de qualquer pessoa, o número de dispositivos conectados aumentou consideravelmente: do computador mais simples ao eletrodoméstico mais inovador, qualquer pessoa precisa ter acesso a uma conexão com a internet.

Hipoteticamente, um roteador wifi pode suportar até 250 dispositivos conectados simultaneamente. Evidentemente, no entanto, à medida que o número de dispositivos aumenta, a largura de banda disponível para cada dispositivo diminui.

Para contornar esse problema, portanto, é possível instalar um segundo ponto de acesso, de modo a distribuir melhor as cargas de trabalho. Até a próxima!

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook