Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é apresentado a instituições

Parceiros atuais e os outros são bem-vindos para valorizar esse bem que é da história e de todos nós”, disse o diretor da Funcultural, Altair dos Santos, que acompanhou o grupo em nome do seu presidente Márcio Miranda

Superintendência Municipal de Comunicação - SMC
Publicada em 23 de fevereiro de 2021 às 16:02
Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é apresentado a instituições

O Complexo é parte integrante do Plano de TurismoO Complexo é parte integrante do Plano de Turismo

A Prefeitura de Porto Velho apresentou, nesta terça-feira (23), as instalações do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), localizado às margens do Rio Madeira, a diversas lideranças locais.

Representantes da Fundação Cultural (Funcultural) e da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) explicaram detalhes do complexo, que está distribuído numa área de 114.000 m², como parte das iniciativas para agregar mais força ao Plano Municipal de Turismo, que está sendo elaborado.

A visita contou com representantes do Sistema SA visita contou com representantes do Sistema S

“Com o plano vamos inovar na difusão do turismo histórico, cultural, gastronômico e patrimonial. Parceiros atuais e os outros são bem-vindos para valorizar esse bem que é da história e de todos nós”, disse o diretor da Funcultural, Altair dos Santos, que acompanhou o grupo em nome do seu presidente Márcio Miranda.

POTENCIAL

O Complexo da EFMM é parte integrante do Plano de Turismo como um atrativo turístico. O município tem muita riqueza e potencialidades no campo, e este fator proporciona a geração de riqueza e prosperidade para população e visitantes. A proposta de resgate histórico é comemorada pela secretária da Semdestur, Glayce Anne Barros, que considera importante a atenção do Poder Público na concepção de projetos e gestão de emendas parlamentares.

“Teremos no Complexo, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e, em parceria com outros órgãos, cursos e eventos, além de um guia bilíngue. Sentimos um misto de ansiedade, felicidade e desafio diante de trabalho belíssimo que será entregue”, acrescentou Glayce, anunciando que nos próximos meses o Plano Municipal de Turismo estará finalizado.

ARTICULAÇÃO

Para a mobilização de órgãos e parceiros na criação do Plano Municipal de Turismo houve uma articulação do presidente da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), Marcelo Thomé.

A revitalização do Complexo deve fortalecer o turismo na capitalA revitalização do Complexo deve fortalecer o turismo na capital

Participaram da visita ao Complexo da EFMM representantes do Sistema S - Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), entidades ligadas à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Uilian Barros, coordenador de projetos do Senac, disse que sente orgulhoso da revitalização do Complexo. “Somos uma instituição de vanguarda e atuamos na capacitação de mão-de-obra local para atuar nos serviços e produtos que serão oferecidos, bem como o atendimento aos visitantes/turistas, com qualidade chancelada internacionalmente”, destacou Barros.

Maria Braga, coordenadora de Cultura do Sesc, explicou que a instituição atua com projetos de artes cênicas, artes visuais, literatura, música e cinema tendo como meta o desenvolvimento cultural da comunidade e acessibilidade ao público.

“As nossas propostas são apresentações de espetáculos teatrais, como o Palco Giratório, e de música e, ainda, exibição de cinema. Temos um acervo de mais de 500 filmes licenciados pelo Departamento Nacional do Sesc”, afirmou Maria Braga. Ela acrescentou que a coordenação de Lazer do Sesc planeja realizar eventos turísticos, de recreação e esportivos nos trilhos da EFMM.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RO) também é parceiro no Plano Municipal de Turismo.

Texto: Etiene Gonçalves
Fotos: Leandro Morais

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook