Concurso para EsPCEx bate novo recorde de inscritos 

O processo seletivo da EsPCEx é a única forma de ingresso para a carreira de Oficial Combatente do Exército e este ano oferece 440 vagas para matrícula em 2018, sendo 400 para sexo masculino e 40 para sexo feminino. 

Assessoria
Publicada em 29 de setembro de 2017 às 09:40

O concurso para ingressar na carreira de Oficial Combatente do Exército Brasileiro teve um aumento de mais de 140% de inscritos, ao longo  últimos dois anos. Em 2015, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) teve 17.633 candidatos no concurso de admissão. Em 2016, o número subiu para 29.771 e, em 2017, chegou a 42.870. O processo seletivo da EsPCEx é a única forma de ingresso para a carreira de Oficial Combatente do Exército e este ano oferece 440 vagas para matrícula em 2018, sendo 400 para sexo masculino e 40 para sexo feminino. 

A possibilidade de ingresso para o sexo feminino foi um dos fatores que impulsionou o crescimento das inscrições.  Em 2016, primeiro ano de concurso que admitiu a entrada de mulheres, a concorrência foi de 192 candidatas por vaga. Em 2017, a procura foi ainda maior, com 10.893 inscritas, ou seja, 272 candidatas para uma vaga. Para os candidatos do sexo masculino, a concorrência também ficou mais acirrada. No concurso de 2016, concorriam 55 candidatos para uma vaga, agora são 80 candidatos por vaga.

Para ter sua matrícula garantida, após a aprovação no exame intelectual, o candidato ainda precisa passar por outras fases do processo, igualmente eliminatórias e classificatórias: a inspeção de saúde e o exame de aptidão física. Os exames intelectuais ocorrem em 41 Organizações Militares espalhadas pelo Brasil; todas as capitais brasileiras sediam provas e, em alguns estados onde o número de inscrições é maior, as sedes são polarizadas em cidades diferentes ou em Organizações Militares distintas. As demais fases são realizadas na própria EsPCEx, em Campinas - SP. 

A Escola Preparatória é “onde tudo começa”, pois a Instituição tem a missão de selecionar e preparar o estudante no seu primeiro ano de formação na Graduação em Ciências Militares. Após aprovação, ao final do ano letivo na EsPCEx, o Aluno é transferido para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), onde passa a ser Cadete, e segue mais quatro anos na formação de Oficial do Exército Brasileiro. É na AMAN que ele escolhe a especialidade - Arma, Quadro ou Serviço - a qual vai pertencer: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Material Bélico ou Intendência. A escolha das especialidades obedece ao critério de classificação na Turma, de acordo com as notas obtidas durante o curso. 

O candidato aprovado no concurso de admissão tem o direito de realizar matrícula no curso de Formação de Oficiais e, após conclusão, será declarado Aspirante a Oficial e designado para as diversas guarnições militares do Brasil. Durante a formação, os alunos/cadetes recebem remuneração condizente com a graduação. 

Serviço 

- Realização das provas: dias 30 de setembro e 1º de outubro de 2017.

- Abertura dos portões: 10:30 h (Horário Local de Porto velho)

- Entrada dos candidatos nos locais de prova: até 11h30. (Horário Local de Porto velho)

- Início da realização da prova: 12:30 h (Horário Local de Porto velho)

- Término da prova: 17:00 h (Horário Local de Porto velho)

Mais informações 

Seção de Concurso da EsPCEx 

(19) 3744-2020 

Site: www.espcex.eb.mil.br 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook